Falta pouco!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

1
resposta

Duvida sobre a forma de usar o widht

Olá, pessoal!

Estou aprendendo CSS e, durante as aulas, começamos usando width com valores em px, e depois passamos a usar porcentagens (%).

Minha dúvida é: ao desenvolver um projeto do zero, já posso usar width com porcentagens direto, ou é melhor começar com px e depois ajustar?

Existe alguma "boa prática" ou regra de quando usar px e quando usar %?

Agradeço desde já!

1 resposta

Oi Deivid, tudo bem? 😊

Entendi sua dúvida sobre quando usar px ou % no CSS. 🤔

Em projetos responsivos, geralmente é melhor usar porcentagens (%) ou outras unidades relativas como em, rem e vw.

Usar porcentagens permite que os elementos se adaptem a diferentes tamanhos de tela.

Pixels (px) são uma unidade absoluta, o que significa que o tamanho do elemento será fixo, independentemente do tamanho da tela.

Quando usar px:

• Para elementos que precisam ter um tamanho fixo, como bordas ou ícones.
  • Quando você quer ter controle total sobre o tamanho do elemento e evitar que ele se adapte a diferentes telas.

Quando usar %:

• Para elementos que precisam se adaptar a diferentes tamanhos de tela, como layouts de página, colunas e imagens.
  • Quando você quer que o tamanho do elemento seja relativo ao tamanho do elemento pai.

Boa prática:

Comece com porcentagens e unidades relativas para criar um layout responsivo.

Use pixels apenas quando necessário para elementos que precisam ter um tamanho fixo.

Você pode usar px para fontes, mas é recomendado usar rem ou em para melhor acessibilidade.

Exemplo:

.container {
  width: 100%; /* O container ocupa toda a largura da tela */
}

.coluna {
  width: 50%; /* Cada coluna ocupa metade da largura do container */
}

.botao {
  width: 150px; /* O botão tem um tamanho fixo de 150 pixels */
}

🎓 Para saber mais:

Espero ter ajudado! 🧐