1
resposta

[Dúvida] sem console ou com console

Bom dia a todos,

Fui executar o desafio e no comando diz para realizar a função 'sem' console, porém quando fui observar a 'opinião do instrutor' as respostas dadas são usando o console. Fui usar a ferramenta da Luri, colei a proposta do desafio e o código escrito e a orientação foi a mesma da minha interpretação de que o desafio deveria ter sido feito 'sem console', e os colegas aqui no fórum colocaram com console.

É com ou sem? ou testa das duas maneiras?

1 resposta

Olá Letícia!

Na programação, geralmente quando falamos em fazer uma função "sem console", significa que a função em si não deve conter console.log(), mas sim retornar um valor usando return. Isso é considerado uma boa prática porque:

1. Uma função deve ser "pura" - fazer sua tarefa específica e retornar um resultado
  2. O console.log() é mais usado para debugar (encontrar erros) do que para ser parte da lógica do programa

Vou dar um exemplo prático:

// Com console (não ideal para a função)
function soma(a, b) {
    console.log(a + b);
}

// Sem console (melhor prática)
function soma(a, b) {
    return a + b;
}

Depois que a função retorna o valor, você pode sim usar console.log() para testar/verificar o resultado:

let resultado = soma(2, 3);
console.log(resultado); // Para ver o resultado durante o desenvolvimento

Então, minha sugestão é:

• Faça a função sem console.log(), usando return
  • Use console.log() fora da função para testar seus resultados durante o desenvolvimento

Espero ter ajudado.