Olá, pessoal.
Quero compartilhar minha experiência com o desafio que realizei recentemente. Durante a atividade, consegui aplicar os conceitos aprendidos nas aulas e dar meus primeiros passos na prática. No processo, aprofundei meu entendimento sobre lógica de programação, organização do código e a importância de seguir uma estrutura clara para chegar ao resultado esperado.
O que eu fiz durante o desafio:
Revisei os conteúdos da semana para garantir que eu estava seguro antes de iniciar;
Planejei a lógica antes de começar a codar, pensando no passo a passo a ser executado;
Implementei a solução com base no que foi ensinado no curso;
Testei o código e fiz pequenos ajustes até que o resultado estivesse correto.
Foi uma ótima oportunidade para consolidar os conhecimentos e perceber na prática como cada etapa do aprendizado se conecta.
Se alguém estiver passando pelo mesmo desafio e quiser trocar ideias ou tirar dúvidas, estou à disposição.
Vamos em frente!
// 1️ Criar uma função que exibe "Olá, mundo!" no console.
function exibirOlaMundo() {
console.log("olá, mundo!");
}
exibirOlaMundo(); // Chamando a função
// 2️ Criar uma função que recebe um nome como parâmetro e exibe "Olá, [nome]!" no console.
function exibirOlaNome(nome){
console.log(`Olá, ${nome}`);
}
exibirOlaNome("Gabriel"); // Exemplo de chamada
// 3️ Criar uma função que recebe um número como parâmetro e retorna o dobro desse número.
function dobrarNumero(numero) {
return numero * 2;
}
console.log(dobrarNumero(5)); // Exibir 10
// 4️ Criar uma função que recebe três números como parâmetros e retorna a média deles.
function calcularMedia(num1, num2, num3){
return (num1 + num2 + num3) / 3;
}
console.log(calcularMedia(6, 8, 10)); // Exemplo: 8
// 5️ Criar uma função que recebe dois números como parâmetros e retorna o maior deles.
function maiorNumero(a,b) {
return a > b ? a : b; // Operador ternário
}
console.log(maiorNumero(10, 7)); // Exibir 10
// 6 Criar uma função que recebe um número como parâmetro e retorna o resultado da multiplicação desse número por ele mesmo.
function quadrado(numero){
return numero * numero;
}
console.log(quadrado(4)); // Exibe 16