1
resposta

Desafio da Aula 8 – Funções | Lógica de Programação: Explore Funções e Listas

Olá, pessoal.

Quero compartilhar minha experiência com o desafio que realizei recentemente. Durante a atividade, consegui aplicar os conceitos aprendidos nas aulas e dar meus primeiros passos na prática. No processo, aprofundei meu entendimento sobre lógica de programação, organização do código e a importância de seguir uma estrutura clara para chegar ao resultado esperado.

O que eu fiz durante o desafio:

Revisei os conteúdos da semana para garantir que eu estava seguro antes de iniciar;

Planejei a lógica antes de começar a codar, pensando no passo a passo a ser executado;

Implementei a solução com base no que foi ensinado no curso;

Testei o código e fiz pequenos ajustes até que o resultado estivesse correto.

Foi uma ótima oportunidade para consolidar os conhecimentos e perceber na prática como cada etapa do aprendizado se conecta.

Se alguém estiver passando pelo mesmo desafio e quiser trocar ideias ou tirar dúvidas, estou à disposição.

Vamos em frente!

// 1️ Criar uma função que exibe "Olá, mundo!" no console.
function exibirOlaMundo() {
    console.log("olá, mundo!");
}
exibirOlaMundo(); // Chamando a função

// 2️ Criar uma função que recebe um nome como parâmetro e exibe "Olá, [nome]!" no console.
function exibirOlaNome(nome){
    console.log(`Olá, ${nome}`);
}
exibirOlaNome("Gabriel"); // Exemplo de chamada

// 3️ Criar uma função que recebe um número como parâmetro e retorna o dobro desse número.
function dobrarNumero(numero) {
    return numero * 2;

}
console.log(dobrarNumero(5)); // Exibir 10

// 4️ Criar uma função que recebe três números como parâmetros e retorna a média deles.
function calcularMedia(num1, num2, num3){
    return (num1 + num2 + num3) / 3;
}
console.log(calcularMedia(6, 8, 10)); // Exemplo: 8

// 5️ Criar uma função que recebe dois números como parâmetros e retorna o maior deles.
function maiorNumero(a,b) {
    return a > b ? a : b; // Operador ternário
}
console.log(maiorNumero(10, 7)); // Exibir 10

// 6 Criar uma função que recebe um número como parâmetro e retorna o resultado da multiplicação desse número por ele mesmo.
function quadrado(numero){
    return numero * numero;
}
console.log(quadrado(4)); // Exibe 16

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Olá, Gabriel! Tudo bem?

Que bacana ver você compartilhando sua experiência com o desafio! Parece que você está realmente aproveitando o curso e aplicando os conceitos de forma prática, o que é essencial para consolidar o aprendizado.

Você fez um ótimo trabalho ao planejar e implementar essas funções. Continue praticando e explorando novas maneiras de aplicar esses conceitos. A prática constante é o que vai te levar a um nível mais avançado de programação.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!