1
resposta

[Dúvida] Resolução de conflitos entre funcionários

Geralmente é uma abordagem tensa, pois resolução de conflitos gera bastante discussão. Mesmo usando a pauta sugerida no método, pode ocorrer de não chegarmos a uma conclusão com o tempo estipulado para reunião. Neste sentido, seria interessante a reunião só acabar quando chegar a uma resolução do conflito, ou seria ideal marcar uma nova data e retornar com os mais serenidade?

1 resposta

Ola Emanuel, me permita opinar. Sou Décio, administrador, e já participei de algumas reuniões "tensas" em minha carreira até aqui, rs. O ideal sempre é buscar a solução de um conflito na reunião, onde o líder da reunião precisa de sabedoria, paciência, bom senso e experiência para ajudar os membros a chegarem num consenso (que não é votação da maioria, e sim, concordância dos participantes sobre um tópico, mesmo que ele seja o menos votado no início). O papel da liderança é fundamental para o sucesso da reunião e a resolução do conflito. Porém, respondendo sua pergunta, respondo que vai depender do caso, e o líder precisa ter a sensibilidade de perceber, com o conflito ainda "inflamado", se não é melhor suspender a reunião de forma imediata, dando tempo a todos de repensarem, esfriarem a cabeça, etc. Num ditado popular, muitas vezes o líder precisa "colocar a bola no chão", para todos possam se reorganizar. Eu já ouvi relatos de que um intervalo de 20 minutos para café foi suficiente para o grupo retornar e encerrar a discussão. Em outros casos, é necessário marcar outro dia ou semana... pois o tempo, com certeza, ajuda a todos a reverem seus pontos de vistas, confirmarem as impressoes anteriores, dentre outras questões. A grande questão... muitas vezes os problemas são "urgentes e importantes", e precisam que no mesmo dia tenham solução. Então, nesses casos... volto na minha sugestão inicial, do líder dar um intervalo (o maior tempo possível), para que todos possam sair do ambiente, "respirar" e depois decidir. Um abraço, Décio.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software