1
resposta

Dúvida Relação Livro x Estoque

Olá!

Durante a resolução do exercício de modelagem feito até o momento, surgiu uma dúvida a relacionada à cardinalidade máxima e mínima aplicadas ao relacionamento entre Livro e Estoque.

Vou colocar abaixo a minha lógica de sobre o modelo que está sendo construído e gostaria de saber se alguém:

a) Desenvolveu o exercício com lógica similar a minha e; b) Se a lógica que eu desenvolvi está correta.

Obs: A lógica entre Livro e Estoque está no item 4.

  1. Cliente - Pedido: 1.1 - Um cliente faz, no mínimo, 0 pedidos e, no máximo, n pedidos (0, n). 1.2 - Um pedido é feito por, no mínimo, 1 cliente e, no máximo, 1 cliente (1, 1).

  2. Pedido - Livro: 2.1 - Um pedido contém, no mínimo, 1 livro e, no máximo, n livros (1, n). 2.2 - Um livro pode estar contido em, no mínimo, 1 pedido e, no máximo, n pedidos (1, n).

  3. Livro - Editora: 3.1 - Um livro pertence à, no mínimo, 1 editora e, no máximo, 1 editora (1, 1). 3.2 - À uma editora podem pertencer, no mínimo, 1 livro e, no máximo n livros (1, n)

4. Livro - Estoque: 4.1 - Um livro deve existir em, no mínimo, um estoque e, no máximo, um estoque (1, 1). 4.2 - Em um estoque deve existir, no mínimo, um livro e, no máximo, n livros (1, n).

Desde já agradeço pela atenção!

1 resposta

Oi, Kristian! Tudo bem?

Peço desculpas pela demora em retornar.

Inicialmente, quando desenvolvi o diagrama do curso, segui a lógica apresentada pelo instrutor, em que um livro pode estar em zero ou um estoque, ao passo que, no estoque, é possível ter um ou mais livros.

Com relação a sua lógica: ela também está correta! Indicar que um livro só pode estar em, no mínimo, um estoque e, no máximo, um estoque — gerando um relacionamento um para um (1:1) — também é válido. Se pensarmos que a entidade livro representa apenas os livros existentes no Clube do Livro (livraria fictícia em que estamos trabalhando), realmente a cardinalidade será de um para um. Por outro lado, se pensássemos em livro como algo que existe independentemente da livraria, ele poderia existir ou não no estoque, ou seja, estaríamos lidando com a cardinalidade (0:1).

Além disso, reconhecer que dentro de um estoque pode haver um ou mais livros, gerando uma cardinalidade (1:N), também está correto.

A modelagem de banco de dados, e consequentemente a construção dos relacionamentos entre entidades, é algo flexível e que depende das regras de negócio da empresa. Muito obrigada por compartilhar com o pessoal do fórum a sua perspectiva! Analisar outras maneiras de solucionar o mesmo problema é muito importante para que possamos ampliar as nossas ideias.

Caso surja alguma dúvida durante os seus estudos, conte com o fórum.

Forte abraço, Kristian!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.