2
respostas

Dúvida Relação Livro x Estoque

Olá professor! Tudo bem?

Estou com uma dúvida na relação livro x estoque.

Na explicação do exercício, acredito que o estoque foi interpretado de duas formas:

No primeiro exemplo de cardinalidade mínima, o estoque é interpretado como quantidade, ao dizer que é possível pelo menos um livro existir zero estoque, que seria existir zero quantidade de um livro, "faltar um livro". Já não é possível zero livro existir zero estoque, pois não faz sentido existir quantidade (estoque) de um produto que não existe.

No segundo exemplo de cardinalidade máxima, o estoque é interpretado como um local, ao afirmar que não é possível existir um livro em vários estoque, pois só existe um estoque. Logo, é possível existir vários livros em um único estoque.

Creio que isso mudaria o resultado da cardinalidade, no exemplo sendo interpretado como quantidade, ficaria: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Cardinalidade mínima: Um livro existe zero estoque, "falta estoque".

Cardinalidade máxima: Muitos livros existem vários estoques, existem muito estoque (quantidade) de vários livros.

Já no exemplo sendo interpretado como local, ficaria: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Cardinalidade mínima: Zero livro existe em um estoque, "estoque vazio".

Cardinalidade máxima: Muitos livros existem em um estoque.

Acho que é só isso, não sei se entendi da forma correta, e qual é o tamanho ou impacto que isso tem na modelagem do projeto como um todo, mas estou entusiasmado com os estudos!

2 respostas

Kayque,

Não, espera ai...

Você pode ter o livro cadastrado no seu banco de dados, com nome, edição, tipo de imnpressão, numero de páginas, editora, autor, etc... mas NÃO ter nenhum exemplar em seu estoque. Caso fique uma "temporada" em falta (sem ser impresso) você vai apagar os dados do livro do seu banco de dados? Não, né?

A cardinalidade máxima fica a cargo da equipe de compras, eles se baseiam em vendas regulares, sazonalidade e outros indicadores.

Agora se você tem várias tabelas "loja" (uma para cada local físico)... bom... eu acho que não assim que é feito. Você um total de livros diponíveis para venda e outra tabela que indica onde está cada exemplar do livro. Exemplo: Eu tenho 4 lojas e 3 exemplares do livro. Como certeza pelo menos uma loja NÃO vai ter o livro, mas ela pode pedir o exemplar da outra loja caso o cliente queira "deixar reservado" e pegar depois.

A dica é: vá na Livraria Cultura ou na livraria Saraiva e veja como funciona os sistemas deles.

A livraria cultura fechou vários endereços:

https://www3.livrariacultura.com.br/nossas-lojas

A saraiva também diminuiu bastante o número de lojas físicas:

https://www3.livrariacultura.com.br/nossas-lojas

Espero ter ajudado.

[]'s,

Fabio I.

Bom dia Kayque,

Entendi sua questão, mas no exemplo que estamos estudando o estoque está relacionado a quantidade de livros existentes para venda e não um local físico, sendo assim podemos ter um estoque 0 para um determinado livro.

abs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software