//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 170;
let diametro = 15;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
let raio = diametro / 2;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
}
function mostraBolinha() {
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha() {
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda() {
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x, y) {
rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete() {
if (keyIsDown(UP_ARROW) && yRaquete > 0) {
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW) && yRaquete + raqueteAltura < height) {
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(x,y){
let esquerdaBolinha = xBolinha - raio;
let direitaBolinha = xBolinha + raio;
let superiorBolinha = yBolinha - raio;
let inferiorBolinha = yBolinha + raio;
let direitaRaquete = xRaquete + raqueteComprimento;
let superiorRaquete = y;
let inferiorRaquete = yRaquete + raqueteAltura;
let esquerdaRaquete = x;
if (direitaBolinha > esquerdaRaquete &&
esquerdaBolinha < direitaRaquete &&
inferiorBolinha > superiorRaquete &&
superiorBolinha < inferiorRaquete) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = (yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento /2) * 0.1;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
}