Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Dúvida Quanto Formatação de Data

Olá Sabino, bom dia, Trabalho com planilhas grandes extraídas de um sistema externo. Quando gero qualquer planilha em Excel a formatação de data vem por padrão Geral.

Então eu entro em Formatar Células e altero a formatação para Data no modelo que melhor me atende (geralmente 14/03/2012). Acontece que ao aplicar a mudança ela não atualiza minhas células automaticamente e tenho que clicar uma a uma para mostrar a formatação escolhida (ou seja, atualizar a data).

Acontece que meu volume de dados é muito grande e eu queria saber se há alguma forma de atualizar todas as formatações de uma vez só (clicar em algo e alterar a coluna inteira para a formatação escolhida de data). Tentei com o Atualizar, com o Colar Especial, mas não consegui.

Meu office é o 2013.

Obrigado!

7 respostas

Oii Thiago, tudo bom?

Tenta fazer nessa seguinte forma:

  • Com seu Excel aberto, selecione a coluna toda. Posicione o mouse em cima do nome da coluna, dê um clique e ele irá selecionar toda a coluna.

Imgur

  • Feito isso, vai no tipo de dados e selecione Data Abreviada.

Imgur

  • Ele irá alterar todos registros para a data abreviada.

Imgur

Me informe se deu certo, ok? :D

Olá Maria, muito obrigado pela resposta, resolve parcialmente meu problema, mas não completamente.

Quanto faço da forma indicada por você realmente a formatação "teórica" muda de texto para data, mas a formatação aparente continua exatamente igual (não sei se consegui me explicar). Isso resolve boa parte dos meus problemas, mas vou tentar usar um exemplo embaixo com a data completa.

A data padrão que vem do meu sistema externo é 01/01/2019 Texto.

Altero como você informou para Data Completa.

No entanto, na célula continua aparecendo 01/01/2019. (consigo dessa forma fazer contas matemáticas e outras ações que preciso com a data, o que resolve boa parte do meu problema)

No entanto, se clico em alguma data ele muda automaticamente para terça-feira, 1 de janeiro de 2019. Só que ele muda apenas essa data nesta célula e nenhuma das outras células com data na mesma formatação, queria que todas alterassem automaticamente para gerar um padrão.

--- a solução que achei foi alterar de 01/01/2019 Texto para 01/01/2019 Data, assim consigo mudar apenas a centralização para a direita e ficam iguais independente de eu clicar ou não.

Espero ter me feito claro e agradeço muito pela ajuda.

Obrigado! Thiago

Oi Thiago,

Se não for problema e puder compartilhar o seu arquivo comigo, para que eu possa dar uma olhada, fico agradecida :)

Olá Maria, posso sim passar o arquivo. Segue abaixo o link do DropBox para download, apenas tirei todos os dados não importantes ou sensíveis.

https://www.dropbox.com/scl/fi/gqaoh5evig6ls1pfvfnbh/Tabela.xlsx?dl=0&rlkey=odrn44bg6ogc0qmgiq9yzsojv

Se precisar que seja enviado de outra forma me avise!

Agradeço demais suas ajuda!

Thiago, tudo bem?

Depois de pegar o arquivo e reler a sua resposta acima, eu entendi o seu problema.

Quando isso acontecer, você pode usar a alça de preenchimento. Isso pode ser utilizado quanto para preencher fórmulas ou formato de dados. Eu fiz o teste em sua planilha:

gif

Espero que dessa forma te ajude. Qualquer coisa, estou por aqui :)

Olá Maria, acontece que quando você arrastou você alterou as datas na ordem cronológica, sendo assim está substituindo uma data pela data errada. Na linha 4, por exemplo, ainda estamos em 2018, mas ao arrastar já fomos para janeiro de 2019.

A ideia do que eu quero é isso mesmo, mas gostaria de arrastar só a formatação.

Obrigado!

solução!

Olá pessoal, achei uma solução em outro fórum e vim compartilhar, pois pode auxiliar alguém com o mesmo problema. Talvez não seja a forma mais prática mas resolve o problema do Excel ainda entender a data com string mesmo depois de alterar a formatação.

Basta:

*Selecione todas as células com o problema em uma coluna (tem que ser uma coluna por vez)

*CTRL+C

*Abra o Bloco de Notas

*CTRL+V

*Selecione tudo que você acabou de colar

*CTRL+C

*Selecione a primeira célula com o problema na planilha

*CTRL+V

Prontinho! Depois de fazer isso a data fica com a formatação correta.

Obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software