Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida quanto ao conceito do machine learning

A minha dúvida é um tanto quanto maluca, mas creio que esteja ligada ao conceito do que foi ensinado, por isso preciso tirá-la para evitar de achar que entendi sem efetivamente ter entendido. Vamos la... Treinei alguns algoritmos e decidi que para o meu conjunto de dados o algoritmo X é melhor. Validei esse entendimento contra dados do mundo real e eles provaram que realmente o algoritmo X acerta mais. Fui para a vida real com este algoritmo e estou usando-o para saber se devo ou não dispensar esforço de recuperação para meus alunos, que este algoritmo campeão disse que provavelmente sejam reprovados. Até ai tudo certo, era isso mesmo que deveria ser feito, mas... minha dúvida está no seguinte... minha decisão de escolha do algoritmo está baseada em qual acerta mais e não exatamente em qual acerta melhor. Ou seja, como saber que este algoritmo escolhido realmente apontou o aluno que merece esta atenção especial e como saber que o outro algoritmo não encontraria um aluno mais necessitado do que este? Ou então, como saber que as variáveis que usei são as melhores para identificar o aluno que realmente precisa desta "ajuda"? Ou na verdade eu não estou preocupado com isso quando executo este tipo de análise. O que eu realmente quero é acertar na maior parte das vezes e pra toda vez que eu errar, "azar o meu" (ou neste caso azar o do meu aluno que precisava mais do que este que eu escolhi)?

2 respostas
solução!

Clayton sua pergunta faz sentido. O que o algoritmo encontrou é uma correlação entre as duas características, então ele não conclui que existe "causa e efeito"... isto é, que se você atacar esse aluno (nem sabemos de qual maneira vai atacar), o resultado será positivo. Somente depois de tomar uma ação, você poderá medir o resultado em cima da sua ação. Ai se quiser validar com outro algoritmo, pode fazer o mesmo, e medir o resultado da sua ação novamente.

Isto é, você está certo em pensar que precisa medir a sua ação final, de quais alunso serão recuperados, afinal este é seu objetivo final.

[]s

Legal. Muito obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software