Guilherme Silveira

Guilherme Silveira

role.instructor

Biografia

Co-fundador da Alura, da Caelum e do GUJ. Com 18 anos de ensino nas áreas de programação e dados, criou mais de 100 cursos. Possui formação em engenharia de software, viés matemático e criativo, além de ser medalhista de ouro em competições nacionais de computação, tendo representado o Brasil nos mundiais. Participante de comunidades open source e de educação em tecnologia, tendo escrito 7 livros. Faz mágica e fala coreano no tempo livre.

Atividade nos últimos 30 dias

Cursos concluídos

  • Data de início: 19/03/2015 Data de finalização: 19/10/2015
    Algoritmos II: MergeSort, QuickSort, Busca Binária e Análise de Algoritmo
  • Data de início: 13/01/2014 Data de finalização: 13/01/2014
    C# I: Fundamentos da linguagem
  • Data de início: 15/01/2014 Data de finalização: 05/03/2014
    CodeIgniter I: Programando elegantemente para a web
  • Data de início: 15/01/2014 Data de finalização: 05/03/2014
    CodeIgniter II: Mais técnicas e boas práticas
  • Data de início: 11/12/2013 Data de finalização: 06/06/2014
    Introdução ao cloud do EC2 no Amazon Web Services
  • Data de início: 07/07/2014 Data de finalização: 10/07/2014
    Java 8: conheça as novidades dessa versão
  • Data de início: 23/12/2013 Data de finalização: 23/12/2013
    Java I: Primeiros passos
  • Data de início: 30/04/2020 Data de finalização: 03/05/2020
    Kafka: produtores, consumidores e streams
  • Data de início: 25/11/2013 Data de finalização: 06/06/2014
    Lógica de Programação II: Funções, Desenhos e um Jogo
  • Data de início: 03/05/2020 Data de finalização: 03/05/2020
    OWASP Top 10: Security misconfiguration, logging e monitoramento
  • Data de início: 03/05/2020 Data de finalização: 03/05/2020
    OWASP: padrão de verificação de segurança de aplicações
  • Data de início: 03/05/2020 Data de finalização: 03/05/2020
    OWASP: padrão de verificação de segurança de aplicações V5 a V8
  • Data de início: 18/08/2015 Data de finalização: 18/08/2015
    Photoshop: tratamento de imagens I
  • Data de início: 10/03/2015 Data de finalização: 06/04/2015
    Ruby I: Lógica de programação com jogos
  • Data de início: 06/12/2013 Data de finalização: 05/03/2014
    Ruby on Rails 3 parte III

Todos os cursos deste instrutor

  • Algoritmos: a lógica do robô aspirador
  • Algoritmos: criando um jogo de pega-pega no StartLab
  • App Inventor: Sabre Jedi
  • App Inventor 2: Compartilhamento e trabalhando com mídias
  • App Inventor 3: Conectando seu aplicativo a web e outros apps
  • Projetos com programação: simulando a natureza
  • Avaliação - Projetos com programação: gerador inteligente de artigos
  • Avaliação - Decomposição: desenvolvendo um quiz sobre reciclagem
  • ChatGPT: desvendando a IA em conversas e suas aplicações
  • ChatGPT e JavaScript: construa o jogo Pong
  • ChatGPT: otimizando a qualidade dos resultados
  • Churrasco com Pitágoras: Aplique a matemática no mundo real
  • Clojure: coleções no dia a dia
  • Clojure: explorando testes
  • Clojure: programação funcional
  • Clojure: mutabilidade com átomos e refs
  • Clojure: geradores e testes de propriedades
  • Clojure: Record, protocol e multi method
  • Clojure: Schemas
  • Conectando-se ao Mundo Profissional: Tecnologia, Currículo e Entrevista
  • Conectando-se ao Mundo Profissional: Tecnologia, Currículo e Entrevista
  • Continuous Delivery for Machine Learning: completando o Pipeline
  • Dash: construindo dashboards para modelos de Machine Learning
  • Data Mesh: uma abordagem distribuída para dados
  • Data Mesh: dados como produtos
  • Data Science: explorando e analisando dados
  • Data Science: testes estatísticos com Python
  • Data Science: analise e visualização de dados
  • Data Science: análises para saúde e medicina
  • Data Science: visualização de dados para saúde e medicina
  • Datomic: banco filtrado e histórico
  • Datomic: Bindings, transaction functions e filters
  • Datomic: geradores, schemas e índices
  • Datomic Queries: avançando com o modelo e pesquisas
  • Datomic: Schemas e Regras
  • Entrada e saída de dados: criando um gênio virtual
  • Entrada e saída de dados: criando um robô gênio
  • Excel: simulação e análise de cenários
  • Explorando padrões: uma aventura computacional
  • Flutter: Streams de programação reativa com BLoC
  • Funções: desenvolvendo um recomendador de filmes com JavaScript
  • Funções: desenvolvendo um recomendador de filmes com JavaScript
  • Projetos com programação: gerador inteligente de artigos
  • GitHub Copilot e ChatGPT: impulsionando seu desenvolvimento com IA
  • Página Web: criando um catálogo de vídeos com HTML e CSS
  • IA aumentada: adicionando a dimensão de tempo ao problema de voos
  • IA aumentada: entendendo e praticando otimização com OR-Tools
  • IA aumentada: aprimorando técnicas de otimização em um problema prático
  • Inteligência artificial na educação: conceitos e aplicações
  • Inteligência Artificial: estratégias para resolução de problemas
  • Machine Learning: intro a sistemas de recomendação em Python
  • Datomic: um banco cronológico
  • Introdução ao JavaScript: programação criativa
  • Scratch: Programando seu jogo 2d Parte 1
  • Scratch 3: Recursos avançados de um jogo 2d Parte 2
  • Kafka: Batches, correlation ids e dead letters
  • Kafka: Fast delegate, evolução e cluster de brokers
  • Kafka: idempotência e garantias
  • Kafka: produtores, consumidores e streams
  • LangChain: desenvolva agentes de inteligência artificial
  • LangChain e Python: criando ferramentas com a LLM OpenAI
  • Linguagem de programação: criando animações no robô gênio
  • Linguagem de programação: criando projetos artísticos com Javascript
  • Machine Learning: classificação com SKLearn
  • Machine Learning parte 2: otimização com exploração aleatória
  • Machine Learning parte 1: otimização de modelos através de hiperparâmetros
  • Machine Learning: validação de modelos
  • Minha janela: programando seu mundo
  • Projetos com programação: criando uma animação em sua janela
  • Funções: desenvolvendo um recomendador de filmes com JavaScript
  • Página Web: criando um catálogo de vídeos com HTML e CSS
  • Olimpíada Brasileira de Informática 2015 - Iniciação Fase 1
  • Olimpíada Brasileira de Informática 2017 - Iniciação 1 Fase 1
  • Olimpíada Brasileira de Informática 2017 - Iniciação 2 Fase 1
  • Olimpíada Brasileira de Informática 2017 - Programação 1 Fase 1
  • Olimpíada Brasileira de Informática 2017: Programação Universitária Fase 1
  • C: explorando a linguagem
  • Olimpíada Brasileira de Informática 2017 - Programação Junior Fase 1
  • OWASP: padrão de verificação de segurança de aplicações
  • OWASP: padrão de verificação de segurança de aplicações V9 a V14
  • OWASP: melhorando a segurança com Clojure
  • OWASP: padrão de verificação de segurança de aplicações V5 a V8
  • OWASP Top 10: Security misconfiguration, logging e monitoramento
  • OWASP Top 10: de Injections a Broken Access Control
  • Página Web: criando um catálogo de vídeos com HTML e CSS
  • Página Web: criando um catálogo de vídeos com HTML e CSS
  • Projetos com programação: criando uma animação em sua janela
  • Linguagem de programação: criando projetos artísticos com Javascript
  • Projetos com programação: construindo desenhos interativos
  • Projetos com programação: simulando a natureza
  • Projetos com programação: simulando a natureza
  • Python Collections parte 2: conjuntos e dicionários
  • Python Collections parte 1: listas e tuplas
  • Scratch 3: recursos avançados de um jogo 2D - parte 2
  • Scratch Animação 1: Animações para um jogo 2d
  • Scratch Animação 2: Dando vida a um cenário e retrabalhando sprites
  • Linguagem de programação: criando animações no robô gênio
  • Algoritmos: Programando jogos com eventos de clique
  • Scratch: arte generativa
  • Entrada e saída de dados: criando um robô gênio
  • Projetos de programação: utilizando sequencias lógicas na criação de jogos divertidos
  • Scratch Efeitos Visuais: Programando e mixando efeitos especiais
  • Scratch: Criando um robô gênio
  • Autômatos: criando uma simulação de um Robô em Marte
  • Projetos com programação: utilizando a criatividade através dos códigos
  • Scratch: Programação, Ciência e Arte
  • Projetos com programação: construindo desenhos interativos
  • Scratch: programação criativa
  • Projetos com programação: utilizando a criatividade através dos códigos
  • Scratch: Programando seu jogo 2d Parte 1
  • Algoritmo: desenvolvendo um jogo de nave espacial
  • Decomposição: desenvolvendo um quiz sobre reciclagem
  • Análise de código: aperfeiçoando o jogo de nave espacial
  • Criptografia: simulando a Cifra de César em JavaScript
  • Decomposição: desenvolvendo um quiz sobre reciclagem
Você pode encontrar um certificado completo aqui