1
resposta

[Dúvida] Qual a melhor forma de combinar Django, FastAPI e ORM para um back-end robusto, e como ficaria em código?

Estou usando FastAPI com SQLAlchemy, mas pretendo usar Django futuramente. Pesquisando sobre Django, percebi que ele funciona tanto como ORM quanto oferece métodos para criar rotas e endpoints, parecido com o FastAPI.

Minha dúvida é: em um sistema de análise de dados, onde o back-end precisa ser robusto para processar grandes volumes de dados, qual seria a melhor abordagem e como isso ficaria em código? Além disso, essa abordagem seria adequada também para sistemas em produção?

As opções que estou considerando são:

Usar Django para fazer tudo (ORM + rotas/HTTP endpoints);

Usar Django apenas como ORM e o FastAPI para criar as rotas;

Usar SQLAlchemy como ORM e o Django apenas para as rotas.

Gostaria de ver exemplos simples de código para cada abordagem, só para entender como seria a estrutura.

1 resposta

Oii, Samuel.

Pra um sistema de análise de dados que exige alto processamento, a escolha depende de onde está o gargalo: na organização das regras de negócio ou na velocidade de resposta das requisições.

Django Completo (ORM + Rotas):

Essa é a escolha padrão pra sistemas que precisam de um painel administrativo pronto, autenticação nativa e segurança sólida desde o dia um. O Django facilita a gestão de modelos complexos.

Exemplo de código:

# models.py
from django.db import models

class Analise(models.Model):
    dados = models.JSONField()
    data_criacao = models.DateTimeField(auto_now_add=True)

# views.py
from django.http import JsonResponse
from .models import Analise

def listar_analises(request):
    # O ORM do Django é integrado às rotas
    dados = list(Analise.objects.values())
    return JsonResponse(dados, safe=False)

FastAPI + Django ORM:

Essa combinação busca o melhor dos dois mundos: a velocidade do FastAPI pra os endpoints e a maturidade do ORM do Django para lidar com o banco de dados. É possível usar o pacote django-environ para configurar o Django de forma isolada dentro do FastAPI.

Exemplo de código:

import os
import django
from fastapi import FastAPI

# Configuração mínima para usar o ORM do Django fora dele
os.environ.setdefault("DJANGO_SETTINGS_MODULE", "meu_projeto.settings")
django.setup()

from meu_app.models import Analise

app = FastAPI()

@app.get("/analises")
async def read_analises():
    # O acesso ao banco ocorre via Django ORM
    return list(Analise.objects.values())

3. Django + SQLAlchemy:

Embora tecnicamente possível, essa é a opção menos recomendada. O Django foi construído para trabalhar em harmonia com seu próprio ORM. Substituí-lo por SQLAlchemy dentro do Django retira as principais vantagens do framework, como o Admin e os formulários automáticos.

Qual a melhor escolha para produção?

Para um sistema de análise de dados, a recomendação atual do mercado costuma seguir dois caminhos:

• Django Puro: Se o foco for um sistema de gestão complexo, onde a equipe precisa de produtividade e ferramentas de administração prontas.
  • FastAPI + SQLAlchemy (ou Tortoise ORM): Se o foco for performance bruta e processamento assíncrono. O SQLAlchemy é extremamente potente para consultas complexas de dados que o Django ORM às vezes torna difíceis de otimizar.

Misturar Django e FastAPI (Opção 2) pode trazer uma complexidade de configuração que, a longo prazo, talvez não compense. Se você já utiliza FastAPI com SQLAlchemy e o sistema exige processamento de grandes volumes, manter essa stack e focar em otimizar as queries no SQLAlchemy costuma ser a trilha mais sólida para produção.

Espero que essas explicações ajudem na sua decisão.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!