Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

[Dúvida] pulaLinha como função

Oi, pessoal! Observei aqui um pouquinho das dúvidas no fórum, mas não encontrei uma resposta pra o que eu gostaria de saber. Então, lá vai:

  • Por que o pulaLinha virou uma função? Não seria mais prático/eficiente ter criado uma variável?
  • Há mesmo um motivo pra ser função, ou foi utilizado esse exemplo só pra mostrar o conceito de funções?

Muito obrigada pela ajuda! :)

5 respostas
solução!

Oi, Júlia! Tudo certo? :)

A criação de uma função, nesse caso, é realmente mais interessante. O objetivo de criar uma variável é fazer com que ela armazene um determinado valor. No entanto, variáveis não possuem o valor semântico de execução de atividades, ao passo que as funções sim!

Utilizamos funções, na maioria das vezes, para evitar repetição de comandos durante a construção do nosso programa e, ao mesmo tempo, para deixá-lo mais compreensível. A função pulaLinha() é, de certa maneira, simples. Contudo, imagine uma sequência de instruções com 50 linhas que se repetem várias vezes no decorrer de um código? Fica muito mais fácil criar uma função, dar um nome que faça sentido durante a leitura e chamá-la sempre que necessário, não acha?

Queremos pular linha em nosso programa, ou seja, desejamos executar uma ação. Desse modo, quando criamos uma função somente para isso, deixamos claro que naquele bloco de código será executado um comando específico (tanto é que nomeamos a função como “pula linha”, expressão que trás consigo um verbo, palavra que representa estado ou ação).

Caso tenha alguma dúvida ao decorrer do curso, lembre-se que você pode enviá-la ao fórum! Ficarei super feliz em te ajudar.

Grande abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oi, Adrieli! Muito obrigada pelo teu retorno e tua ajuda! Variáveis serão úteis para guardar valores; funções serão usadas para executar ações.

Abraços e bons estudos! :)

Oi, oi! Andrieli, vou sugar um pouco mais dos teus conhecimentos, posso?

Na continuação das aulas, surgiu agora uma outra dúvida simples: toda função vai utilizar parênteses?

Quer dizer, sempre que eu ver um () depois de uma sentença, já posso automaticamente deduzir que é uma função?

Muito obrigada mais uma vez! :)

Oi, Júlia, tudo bonzinho?

Então sobre essa sua segunda duvida de "toda função vai utilizar parênteses?"

Quando criamos uma função fazemos dessa forma:

function nomeDaFunção () {

Quando criar uma função não esqueça o () quando for cita-la

}

nomeDaFunção();

então, no momento que vamos citar a função é necessário citar os () para informar ao sistema que está é uma função, senão o sistema vai entender como uma palavra solta ou vai procurar como se fosse uma *variável *.

Foi desta forma que eu entendi na aula :) Espero ter ajudado!

Oi, Lucas! Muito obrigada pela tua ajuda! Acho que faz sentido, então, o que eu tava pensando...

Valeuu :)