Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

dúvida probabilidade com poisson

No exemplo do número de pedidos de restaurante diz que a média de pedidos por hora é igual 20. A questão busca estimar a probabilidade pra 15 pedidos (teoricamente é menor do que a média de pedidos, o que ao meu entender é uma probabilidade até baixa, se você performa mais do que isso, mas não vou entrar nesse mérito).

Se aplico a fórmula de Poisson pra testar a probabilidade de ocorrência de 20 pedidos igual a sua média que já é de vinte, a probabilidade é ainda menor, caindo pra 10%. Por que essa probabilidade tão baixa? Se a média eu posso considerar como uma recorrência, já que não tenho nenhum outro parâmetro pra inserir na fórmula pra um exemplo comum como esse?

1 resposta
solução!

Olá Leonardo, tudo bem? Espero que sim!

Desculpe pela demora em retornar.

Quando estamos calculando a probabilidade de fazer 15 pedidos, é exatamente o número 15 e não a probabilidade de ser pelo menos 15 ou até 15. É a probabilidade de ser exatamente 15 pedidos.

O mesmo vale para a média. Ela terá a maior probabilidade de acontecer se comparada a outros valores, mas você estará calculando exatamente a probabilidade de ser a média. A distribuição de Poisson, assim como outras distribuições, tem soma de probabilidades igual a 1, portanto a probabilidade de ser exatamente igual a média é grande se comparada a outros valores.

Distribuição de Poisson para vários valores de λ

Observe que quanto maior o valor de λ, mais achatada é a curva e menor a probabilidade de ser exatamente igual ao ponto em questão.

Se você for somar a probabilidade de ser pelo menos a média, por exemplo, P(X≥λ) a probabilidade seria de 50%.

Bons estudos!