Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Criação de pastas

Boa tarde!
Eu ainda nao entendi o porque deste modelo de criacao de pastas
ex: br.com.alura.minhasmusicas.principal

a pasta ja nao esta dentro do minhasmusicas? pra que por o endereco todo?
e pra q este br.com? nao e site, nao faz sentido na minha cabeça!
se eu estiver trabalhando pra uma estatal, vai ser .gov?
ou se eu estiver fazendo um back para o Estados Unidos vai ser .us?

faz algum sentido eu nomear pastas assim????

3 respostas

Boa noite Diegho tudo bem?

O Br.com.(algumdominimo). é uma convenção da linguagem para seguir a nomeação de pacotes no Java (De trás para frente)

Sobre sua pergunta "se eu estiver trabalhando pra uma estatal, vai ser .gov?" Sim, exatamente se você estiver trabalhando com alguma estatal que utiliza .gov a convenção sera essa, o mesmo vale para .org, .us (United Stats), etc.

Sobre sua pergunta "a pasta ja nao esta dentro do minhasmusicas? pra que por o endereco todo?" eu não consegui compreender, você poderia detalhar sua duvida ?

solução!

Oiii! Olha, primeiro de tudo: que dúvida excelente. E vou te confessar uma coisa: quando eu comecei, eu olhava para esse monte de ponto e pensava exatamente a mesma coisa: "Para que complicar o que é simples?!".

Mas relaxa, isso faz sentido sim, e a chave para você entender está em separar o que você vê na tela do computador de como o Java organiza as coisas nos bastidores. Vamos por partes:

#1. O "br.com" não é um site (A lógica da URL invertida)

O Java nasceu para rodar em sistemas gigantescos, onde empresas usam códigos de outras empresas o tempo todo. Imagina que você cria uma pasta chamada util e bota uma classe lá dentro chamada Configuracao. Aí você resolve usar uma biblioteca do Google no seu projeto, e o engenheiro do Google também criou uma pasta util com uma classe Configuracao.

Se o Java visse só as duas pastas util, ele ia entrar em parafuso. Qual das duas ele deveria rodar?

Para resolver isso, os criadores do Java pensaram: "Qual é a única coisa que nenhuma empresa pode roubar da outra no mundo?". O domínio da internet. Como a Alura é dona do alura.com.br, ninguém mais no mundo tem esse nome. Invertendo para br.com.alura, você garante que o seu código tem um "sobrenome" único no planeta. Nunca vai dar briga com o código de ninguém.

#2. "Se eu trabalhar para uma estatal, vai ser .gov?

Você acertou em cheio! É exatamente isso. Se você estiver desenvolvendo para uma estatal, o pacote vai começar com br.gov.nomedaempresa. Se for para uma empresa americana, vai começar com com.google ou com.netflix. A regra segue estritamente quem é o "dono" daquele código.

Se for um projeto só seu, pessoal, você pode usar algo como com.seu-nome ou br.com.seu-nome. É o seu carimbo de autoria.

#3. "A pasta já não está dentro de minhasmusicas? Para que pôr o endereço todo?"

Aqui está o grande segredo: a IDE engana a nossa cabeça. Às vezes ela mostra tudo junto em uma linha só, tipo br.com.alura.minhasmusicas.principal, e parece que é uma coisa só, né?

Mas se você abrir a pasta do seu projeto direto no gerenciador de arquivos do Windows ou do Mac, você vai ver que o Java criou sim uma pasta dentro da outra.

Nossa, ficou completamente obvio os motivos!
Agora faz todo o sentido a criacao de arquivos dessa forma
muito obrigado pela ajuda!!