1
resposta

[Dúvida] [PowerBI] Gráfico de linhas / Comparação de resultados

Bom dia pessoal, tudo bem ?! Espero que sim,

Estou com alguns problemas para aplicar o que aprendi na formação PowerBI. Venho aplicando o que aprendi no meu dia a dia no trabalho e cheguei a um impasse que não estou conseguindo solucionar.

Necessito fazer um visual de " Grafico de Linhas " para mostrar os ganhos e perdas de contratos a minha equipe. Trabalho com aluguel de carros, portanto, cada contrato ganho é um novo carro que foi alugado e uma perda é um carro que foi devolvido de um aluguel. A questão é que hoje tenho 2 bases, uma com as datas de abertura de contrato e outra com as datas de finalização destes contratos(estas bases compartilham de mesmas informações como placas de veículos e responsáveis pelos contratos que é por onde estou fazendo a relação).

A ideia do visual que tenho para demonstrar a minha equipe é de uma comparação entre perdas e ganhos destes contratos mensalmente para este ano de 2024. Por exemplo, no mês de Janeiro, a pessoa tal perdeu 5 contratos e ganhou 10 contratos, no mês de fevereiro,tal pessoa perdeu 7 e ganhou 3, e assim até o mês atual.

Já tentei algumas possibilidades utilizando também a segmentação de dados para filtrar por nome de funcionário(mas nem no geral está funcionando),orém, cheguei a um ponto que não sei muito bem o que mais tentar. Talvez alguém aqui possa ter alguma luz de onde estou errando. Cheguei apenas a um momento onde aparecem a contagem dos valores totais para todos os meses até o mes atual, porém, não consigo fazer a parte cronologica para mostrar mês a mês qual a quantidade.

Obs: Fiz uma tabela com apenas com datas para colocar no eixo X apenas o mês, e no eixo y a contagem das datas de encerramento e início porém, caso exista alguma forma mais fácil, agradeço. Tentei ajuda de IAs também, fiz diversas medidas e colunas novas porém, não cheguei ao resultado final desejado.

aba visualizacoes

visual grafico de linhas

Obrigado,

1 resposta

Olá Marcelo, tudo bem?

O Power BI realmente pode nos deixar de cabelo em pé em algumas situações.

Como não tenho acesso ao seu projeto, não consigo garantir o que vai funcionar. Mas, posso dar algumas dicas para te ajudar nesse processo.

Primeiro de tudo: tenha calma.

Sei que estou demorando alguns dias para te responder, mas percebi que você esteve super focado nessa tarefa e chegou num momento de exaustão mental em relação à ela. É importante se deixar distrair ou mudar o foco por um tempo quando isso acontece.

Já em relação ao problema: antes de pensar nas medidas e colunas calculadas, voltemos ao básico.

Pelo que você descreveu, entendi que você já tem uma tabela calendário, e que possui uma tabela para os fechamentos de contrato e outra para as aberturas de contrato. Acredito que essa seja uma boa estratégia.

Confira que as colunas tanto da tabela calendário quanto das tabelas de início e fim de contrato estejam com os tipos corretos e relacionadas corretamente, na aba de visualização de modelo. Clique na relação entre as tabelas para visualizar as configurações da relação e faça alterações caso necessário.

A relação deve ser feita entre a coluna de datas da tabela calendário e as colunas de datas de abertura e finalização de contratos.

Com tudo isso garantido, parta para a criação das medidas e/ou colunas calculadas. Você disse que interagiu com IAs - se seu prompt for bem detalhado e específico, as orientações devem ser úteis.

Teste outros visuais, confira a agregação dos valores no eixo y e faça testes para explorar como os dados se comportam em visuais diferentes.

Espero que dê tudo certo, Marcelo.

Abraço.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!