1
resposta

[Dúvida] Porque não usar diretamente o csv?

Boa noite,

Minha especialidade sempre foi dataviz, contudo esotu adentrando agora em conceitos mais "programacionais" como nuvem e banco de dados. A dúvida que me ficou foi, por qual motivo deveria importar meu arquivo csv num banco de dados e hospeda-lo na nuvem?

Não poderia importar diretamente o csv para o Looker?

E me ajudem, na lógica da coisa, o que aprendemos foi, criar um servidor na nuvem para poder hospedar um banco de dados na nuvem, e inserimos uma planilha dentro do banco de dados, procede? e Novamente, porque fazemos isso!

Agradeço a paciência haha

Obrigado.

1 resposta

Olá Enzo, tudo bem?

Entendo sua dúvida e é uma pergunta bastante comum para quem está começando a trabalhar com bancos de dados. A resposta é que, embora seja possível importar diretamente um arquivo CSV para o Looker, é importante lembrar que o Looker é uma ferramenta de visualização de dados que precisa de uma fonte de dados para trabalhar.

Ao importar o arquivo CSV para um banco de dados e hospedá-lo na nuvem, você está garantindo que o Looker tenha acesso a uma fonte de dados confiável e atualizada, que pode ser facilmente atualizada e compartilhada com outras pessoas. Além disso, trabalhar com bancos de dados permite que você faça consultas mais complexas e crie visualizações mais precisas.

Quanto à sua segunda pergunta, sim, a lógica é essa. Ao criar um servidor na nuvem e hospedar um banco de dados na nuvem, você está garantindo que seus dados estejam sempre disponíveis e acessíveis de qualquer lugar, além de garantir a segurança e a integridade dos dados.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software