Oi Lavinia.
Vc est a falar do eixo y, e o comprimento neste caso é a altura da raquete.
Perceba, que durante a aula, o instrutor, usa o braço como exemplo, falando do comprimento!! E divide por 2 e ainda subtrai 30 !!!!!!
A largura é que é 5.
Se a raquete tem 90, vc divide por 2 = 45.
Então 45 - 30 = 15.
Esta é a área em que a bolinha vai fazer colisão com a raquete, o que sobra de yRaquete para colisão.
Esta matemática, foi feita para que o oponente cometa erros, por isso a bolinha bate bem no canto da raquete dele.
Então, mexendo na velocidade da bolinha, vc consegue pontuar.
Como vc pode observar no jogo o yRaqueteOponente segue o yBolinha, se a bolinha desce a raquete desce, e vice-versa.
Imagine a raquete atuando 100% em relação a bolinha, nunca iriamos fazer pontos no oponente!
Por isso, foi criado essa digamos "defasagem", meio que uma maneira de "burlar" o acompanhamento da raquete com a bolinha, para que possamos fazer pontos.
Espero ter ajudado.
Bons estudos!!!