2
respostas

[Dúvida] Por que não o draw.io como alternativa ao brModelo?

Sobre o tópico "Para saber mais: ferramentas para modelagem" da aula "01. Banco de dados" do curso " Modelagem de banco de dados: entidades, relacionamentos e atributos" – acessada hoje, 09/05/2024.

O curso utiliza o software brModelo (https://github.com/chcandido/brModelo) como base para desenho de diagramas. E no tópico mencionado acima, está sendo informado que essa ferramenta foi escolhida porque possuir algumas vantagens como:

  • permitir realizar alterações estruturais no modelo, conforme são tomadas novas decisões pela pessoa analista;
  • trazer uma atenção especial aos atributos e todas as suas especificações;
  • possibilitar uma visualização mais “limpa” do esquema ao ocultar os atributos que não tenham relevância no modelo conceitual, mas que são relevantes no modelo lógico, por exemplo;
  • e possuir um dicionário de dados bem completo.

Eu vejo as seguintes desvantagens nesse projeto:

  1. Necessita da instalação do JRE;
  2. Sua distribuição não ocorre de forma segura. O desenvolvedor responsável não fornece nenhuma forma de verificar a assinatura digital do executável;
  3. O desenvolvedor parece não se preocupar com esses detalhes relacionados a segurança da informação. Até o presente momento, tanto no repositório do projeto no Github quanto na página www.sis4.com (reportada como não segura por navegadores web) mantidos pelo desenvolvedor, não está sendo possível encontrar indícios de que ele se preocupa com boas práticas de segurança computacional;
  4. Apesar de ser open source, o projeto não é mantido por uma comunidade muito ativa de desenvolvedores. No momento, as atualizações estão dependendo de um único desenvolvedor e não está documentado se ele é o único que possui permissão de administrador – para aprovação de pull requests, etc. – e o que acontecerá com o projeto quando ele não puder dar continuidade em sua administração;
  5. Entre outros detalhes.

CRÍTICA

Na versão atual do curso, o instrutor está tendo que adotar uma solução paliativa (gambiarra) porque a versão do brModelo que ele está utilizando não possui uma representação para entidades fracas. Então, ele está tendo que utilizar dois retângulos para formar uma entidade fraca:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

A meu ver, o uso de um programa que necessita de gambiarras demonstra que o curso não foi elaborado de forma criteriosa, com calma. Parece ter sido algo feito às pressas.

O tema abordado na seguinte postagem, também demonstra que o curso não foi elaborado de forma criteriosa:

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-sugestao-qual-a-diferenca-entre-um-dado-e-uma-informacao-409948


Dúvida

Usando como referência ferramentas open source, por que não incluíram o draw.io na lista de opções?

Por exemplo, visualizam alguma desvantagem – e.g. alguma limitação – que impeça que os estudantes acompanhem o curso através do draw.io ?

Eu vejo algumas vantagens no draw.io:

  1. Não necessita de instalação e, até o presente momento, pode ser acessado através de um navegador web, sem a necessidade de usuário e senha:
  2. Está disponível como progressive web app (PWA);
  3. Também possui versão desktop disponível para Windows, macOS e Linux (deb, AppImage ou rpm);
  4. Permite a criação de diagramas de entidade relacionamento:
  5. Compatível com a UML 2.5:
  6. Possui uma comunidade ativa de desenvolvedores;
  7. É bem documentado;
  8. Etc.

EDITADO (14/05/2024)

Além do brModelo (https://github.com/chcandido/brModelo) – que é a ferramenta que, até o presente momento, está sendo utilizada no curso em questão –, também existe outro projeto open source intitulado BR Modelo Web:

Diferente do brModelo, o BR Modelo Web parece ser mantido por uma comunidade de desenvolvedores muito mais ativa e organizada.

Mesmo assim, acredito que o draw.io continha sendo uma melhor opção.

Até o momento, comparando a facilidade de acesso à interface web:

  • O draw.io permite que o aplicativo web seja acessado sem a necessidade de login;
  • O BR Modelo Web é mais burocrático. Exige que o usuário crie uma conta de acesso.
2 respostas

Ou sou favorável a utilização do draw.io, eles têm uma versão portable para desktop também, que é bem fácil de utilizar, e ainda permitem que nós criemos blocos de diagrama em svg, tem plug-in no vscode, e, além disso, gera um arquivo em html, pdf, svg, xml, vsdx como formas de export.

"Ou sou favorável a utilização do draw.io, eles têm uma versão portable para desktop também, que é bem fácil de utilizar, e ainda permitem que nós criemos blocos de diagrama em svg, tem plug-in no vscode, e, além disso, gera um arquivo em html, pdf, svg, xml, vsdx como formas de export." – SOUZA CABRERA, de Guilherme. [Sou favorável a utilização do draw.io]. 14 mai. 2024.

Esse plug-in do draw.io para VS Code eu não conhecia. Interessante.

Referência:

E tem outros recursos interessantes que estão sendo informados no blog oficial do projeto:

Por exemplo, no blog está sendo informado que o draw.io também consegue criar um diagram DER a partir de um código SQL:

NOTA

O brModelo (https://github.com/chcandido/brModelo) permite os seguintes níveis de conversão: modelo conceitual > modelo lógico > modelo físico (código SQL).

Acho que, até o presente momento, o draw.io ainda não suporta todos esses níveis de conversão. Mas acredito que esse detalhe não é relevante para o curso de Modelage de banco de dados.