1
resposta

[Dúvida] Por onde começo meus testes

Olá, estou fazendo o modulo de testes em flutter devido a uma tremenda necessidade de atualização de projeto, até ai tudo ok, entendendo perfeitamente as explicações, porém , o professor já apresentou um projeto em flutter ja prontinho com o intuito de entrarmos mais facilmente nos testes, e daí onde encontra-se a minha duvida maior, quando estou iniciando um projeto do zero, por onde começar meus testes? por widgets ou unidades, deixe-me explicar melhor, quando eu iniciar meu projeto, devo primeiro criar, os models, services e controllers e etc, ou primeiro a parte visual do projeto, por favor, gostaria de algo mais especifico que "depende do projeto", rsrsrsrsrs, obrigado!

1 resposta

Bom dia Airon! Desculpe a demora c:

Adorei sua duvida, na verdade esse tema é muuuito importante pra quem está querendo se aprofundar na criação de projetos.

é o seguinte:

O Ideal é você começar fazendo os models, os services e controllers ( a parte lógica do seu projeto ), e só depois implementar a parte visual.

Mas Kako, então porque vocês ensinam a iniciar um projeto criando a tela primeiro?

Por questões de didática! Aprender o Flutter pensando em telas é naturalmente mais leve e confortavel pra quem está no inicio do caminho, com o tempo e com experiencia o dev. começa a desenvolver os projetos pensando na logica primeiro e depois nas camadas menos importantes ( conceitos de clean archtecture que vamos ver nos cursos la na frente ainda )

E quanto aos testes?

Quando você está iniciando um projeto do zero e já está pensando em aplicar testes ( inclusive, ta de parabens pelo pensamento, é algo para devs avançados ), existem algumas opções: TDD ( Test Driven Development ) -> Cria o teste antes de implementar a feature (tela, model, etc) ou o BDD ( Behavior Driven Development ) -> cria a feature( tela, model, etc) e depois implementa o teste

No nosso curso de testes nós nao abordamos esses conceitos ainda, pois são um pouco avançados e o aluno precisa entender alguns conceitos essenciais (gerenciamento de estado) antes de seguir em frente em testes mais complexos e tecnicas como TDD ou DBB.

( vou te dar um spoiler até: o proximo curso meu de Flutter é justamente sobre isso!)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software