Oii, Gustavo!
Obrigada por compartilhar.
Seu jogo de adivinhação ficou bem estruturado e fácil de entender. O uso do for
para limitar as tentativas foi uma boa escolha, e as mensagens de feedback ao jogador estão claras.
Uma dica interessante para o futuro é usar Math.abs()
para mostrar a diferença entre o número secreto e a tentativa do usuário. Isso pode incentivar a pessoa a pensar em estratégias.
Dá uma olhadinha:
import java.util.Random;
import java.util.Scanner;
public class Jogo {
public static void main(String[] args) {
Scanner leitura = new Scanner(System.in);
int numeroSecreto = new Random().nextInt(101);
int tentativa = 5;
int numeroUsuario = 0;
System.out.println("Bem-vindo ao jogo de adivinhação");
for (int i = 1; i <= 5; i++) {
System.out.println("Você tem " + tentativa + " tentativa(s)");
System.out.println("Digite um número de 0 a 100");
numeroUsuario = leitura.nextInt();
if (numeroUsuario == numeroSecreto) {
System.out.println("Parabéns, você acertou!");
break;
} else if (numeroUsuario > numeroSecreto) {
System.out.println("O número secreto é menor que: " + numeroUsuario);
} else {
System.out.println("O número secreto é maior que: " + numeroUsuario);
}
// Dica extra: mostrar distância entre o número e o palpite
int diferenca = Math.abs(numeroSecreto - numeroUsuario);
System.out.println("Você está a " + diferenca + " número(s) de distância do número secreto.");
tentativa--;
}
if (tentativa == 0 && numeroUsuario != numeroSecreto) {
System.out.println("Você não conseguiu acertar o número em 05 tentativas. O número era: " + numeroSecreto);
}
leitura.close();
}
}
O código calcula a distância numérica entre o palpite e o número secreto, sem sinal negativo.
Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!