poderia me explicar como exatamente o parseInt funciona e tudo oq posso fazer com ele
poderia me explicar como exatamente o parseInt funciona e tudo oq posso fazer com ele
Claro, eu ficaria feliz em explicar!
parseInt
é uma função em JavaScript usada para converter uma string para um inteiro. É especialmente útil quando você está trabalhando com dados que foram recebidos como texto mas precisam ser processados numericamente.
A sintaxe básica da função parseInt
é:
parseInt(string, radix);
string
: Uma string representando o valor que você deseja converter para um número. Se a string não começar com um número, parseInt
retornará NaN
(Not a Number).radix
(opcional): A base do sistema numérico para a conversão. O valor mais comum para este parâmetro é 10
para o sistema decimal. Se não especificado, o radix
é inferido a partir da string
. Para números decimais, você pode omitir este parâmetro ou definir como 10
. Para binários, use 2
; para octais, 8
; e para hexadecimais, 16
.parseInt
analisa a string da esquerda para a direita até encontrar um caractere que não faz parte do formato de número na base especificada, e então retorna o número inteiro formado pelos caracteres analisados até esse ponto. Se o primeiro caractere não puder ser convertido em um número, parseInt
retorna NaN
.
parseInt("10"); // Retorna 10
parseInt("10.5"); // Retorna 10, porque ignora os decimais
parseInt("0xF", 16); // Retorna 15, porque é hexadecimal
parseInt("11", 2); // Retorna 3, porque é binário (11 em binário é igual a 3 em decimal)
parseInt("hello"); // Retorna NaN, porque 'hello' não é um número
parseInt("10", 8); // Retorna 8, porque é octal (10 em octal é igual a 8 em decimal)
parseInt(" 60 "); // Retorna 60, ignora espaços em branco no início e no fim
radix
não é especificado, JavaScript inferirá o radix
baseado na string fornecida. Se a string começar com "0x"
ou "0X"
, será interpretada como um número hexadecimal. Uma string começando com "0"
pode ser interpretada como octal em algumas versões de JavaScript, mas isso foi descontinuado devido à ambiguidade e inconsistências entre diferentes implementações de JavaScript. Para evitar confusão, sempre especifique o radix
quando ele não for 10.Number.isNaN
: Para verificar se o resultado de parseInt
é NaN
, você pode usar a função Number.isNaN
:const result = parseInt("hello");
if (Number.isNaN(result)) {
console.log("O resultado não é um número.");
}
parseInt
e Number
: A função Number
pode ser usada para converter strings para números, mas diferentemente de parseInt
, ela não para de analisar a string no primeiro caractere não-numérico e não tem um parâmetro radix
. Se a string contém caracteres não-numéricos (exceto um ponto decimal), Number
retornará NaN
.Espero que isso ajude a esclarecer como parseInt
funciona e como você pode usá-lo em seu código JavaScript!