3
respostas

Dúvida para navegar pelo checklist com leitor de tela

Olá,
Sou pessoa com deficiência visual total. Tanto com o JAWS quanto com o NVDA, estou muito confusa para navegar pelo Notion e pelo checklist. Não consigo abrir o editor no Notion e, no CHECKLIST, o leitor não identifica quais colunas em cada tabela estão preenchidas e quais estão em branco. Assim, não é possível usar o checklist como guia para construir meu próprio checklist.

3 respostas

Olá, Lethicia, como vai?

Uma alternativa é tentar entrar no modo de edição utilizando a tecla Enter sobre o bloco selecionado e, se o leitor não anunciar corretamente, alternar o modo de formulários no JAWS ou o modo de foco no NVDA.

Se você preferir, posso te ajudar a mover essas tabelas para uma ferramenta que você já conheça e que funcione melhor com leitor de tela, como uma planilha ou um documento estruturado, para que consiga utilizar o checklist com mais autonomia.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá, Mike. Agradeço pelo retorno.
Na verdade, tentei essas formas com ambos os leitores, mas, na verdade, o editor aparece como indisponível, mesmo eu tendo feito os passos para criar a conta, etc.
É preciso fazer algo além do login para começar a preencher?
Gostaria de aprender a navegar pelo notion, como sugerido no curso. Porém, se a acessibilidade com leitores de tela não for boa, e você puder me enviar o checklist por outro método, agradeço.

Oi, Lethicia.

Além de criar a conta e estar logada, é importante duplicar o template para o seu próprio espaço de trabalho. Se o material estiver apenas na versão pública, o editor realmente pode ficar como indisponível.

Ao abrir a página do checklist pelo link do curso, tente navegar pelos elementos até encontrar o botão “Duplicar” ou “Duplicate”. Em geral, ele fica nas áreas superiores da página, próximo a opção de compartilhar. Quando esse botão é ativado, o Notion costuma abrir uma nova janela sobre o conteúdo atual, funcionando como uma confirmação para adicionar aquela página ao seu espaço pessoal.

Nessa nova janela, o leitor de tela deve anunciar algo como a opção para adicionar ao seu espaço privado ou workspace pessoal. Após confirmar essa ação, o Notion pode levar um tempinho para processar e então cria uma cópia do checklist dentro da sua área. A partir desse momento, ao acessar a sua lista de páginas no Notion, você já deve encontrar o checklist liberado para edição.

Caso ainda encontre barreiras na navegação ou na leitura das colunas, eu criei uma planilha no Google Sheets com as mesmas tabelas, disponível neste link. Ela está liberada para edição, porém o mais indicado é que você crie uma cópia para a sua conta, para conseguir utilizar e adaptar o checklist com mais autonomia no seu próprio ambiente.

Organizei a planilha colocando uma tabela em cada página (aba), o que pode facilitar a navegação entre elas utilizando, por exemplo, Alt + seta para cima ou para baixo. Mas, se você preferir, posso reorganizar e deixar todas as tabelas em uma única página.

O fórum segue à disposição para continuarmos acompanhando você nessa atividade e no restante do curso.