Estou com essa dúvida por que entendi a diferença mas não sei quando se usa um e quando se usa outro, alguem poderia me dar essa luz?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou com essa dúvida por que entendi a diferença mas não sei quando se usa um e quando se usa outro, alguem poderia me dar essa luz?
Oi, Ana.
A principal diferença na prática entre HSB e HSL está em como a luz e a sombra se comportam quando mudamos a cor de um elemento.
Ambos usam o H (Hue / Matiz) da mesma forma: é a cor pura em um círculo de 0 a 360 graus (vermelho, azul, verde). A saturação S (Saturation) também é parecida: o quanto essa cor é viva ou cinzenta.
A grande mudança está na última letra:
Também conhecido como HSV (Value).
O B (Brightness / Brilho) funciona adicionando tinta preta.
O L (Lightness / Luminosidade) funciona colocando a cor em uma escala entre o preto total e o branco total, onde o meio do caminho (50%) é a sua cor pura.
O HSB simula muito bem a forma como misturamos tinta na vida real. É o modelo padrão de softwares como Adobe Photoshop, Illustrator e Figma quando usamos o seletor de cores quadrado.
O HSL é muito usado no desenvolvimento de interfaces porque a matemática dele facilita a criação de variações claras e escuras de uma mesma cor base.
Conseguiu clarear um pouco as coisas para os seus projetos?