Na teoria: Eu estou usando php apache, mas não está claro pra mim como eu poderia organizar as pastas. Eu poderia estar criando uma imagem/conteiner com o projeto normalmente e depois criar o docker-compose.yml ?
Na teoria: Eu estou usando php apache, mas não está claro pra mim como eu poderia organizar as pastas. Eu poderia estar criando uma imagem/conteiner com o projeto normalmente e depois criar o docker-compose.yml ?
Oi, Liana. Tudo bem?
Você pode ter o diretório do seu projeto PHP e dentro dele um arquivo Dockerfile que define a imagem do seu projeto. Você pode fazer o build da imagem separadamente e colocar o nome dela para ser usado no docker-compose.yml como fazemos com imagens públicas, ou definir que a imagem deve ser construída em tempo de execução do Docker Compose, assim:
services:
database:
image: mysql
backend:
image: minha-imagem
build:
context: .
dockerfile: Dockerfile
Dessa forma, com base no dockerfile do seu projeto, a imagem seria construída. Mas você pode também fazer o build da imagem antes e apenas passar o nome que você gerou pra ela no docker-compose.yml.
Seria um arquivo de Dockerfile, outro docker-compose.yml e os arquivos do seu projeto.
Espero ter ajudado. Bons estudos.