1
resposta

Container rodando em diferentes versões de Linux

Olá! Adorei a reposta dada em uma outra dúvida aqui no fórum e me ajudou a refinar minha questão:

Quando falamos que meu container usa "pedaços" do kernel do meu SO (pelo UTS), isso pode impactar em algo se a minha máquina que está rodando em produção tiver uma distro diferente da máquina que usei pra criar meu container?

Por exemplo, pode dar algo de errado se em produção eu estiver usando CentOS, e em dev, Ubuntu?

1 resposta

bom dia!

A resposta curta é: na grande maioria dos casos, não vai dar problema nenhum rodar o mesmo container em distros diferentes, como Ubuntu em dev e CentOS em produção.

Quando dizemos que o container usa “pedaços” do kernel do host (UTS, namespaces, cgroups etc.), isso não significa que ele dependa da distro, e sim do kernel Linux. O container leva junto o userland (bash, libc, libs, binários…), mas não leva o kernel. Quem fornece o kernel é sempre o host.

O ponto-chave é que, desde que:

• o host esteja rodando Linux
  • e o kernel seja compatível com os recursos que o container precisa

o container vai funcionar do mesmo jeito, independentemente de ser Ubuntu, CentOS, Debian, Alpine etc.

Por isso é totalmente comum (e esperado) desenvolver em Ubuntu e subir em produção num CentOS, RHEL, Amazon Linux, e afins.

Onde poderiam aparecer problemas?
Isso só costuma acontecer em cenários mais específicos, por exemplo:

• kernels muito antigos em produção, sem suporte a alguma feature usada pelo container
  • uso de módulos de kernel ou chamadas muito específicas (casos mais avançados)
  • diferenças de arquitetura (ex: amd64 vs arm64), o que já é outro assunto

Mas para aplicações comuns (APIs, backends, workers, bancos, etc.), isso não é uma preocupação prática.

Abçs.