"Como estamos analisando uma hipótese alternativa bilateral, não precisamos definir explicitamente o argumento alternative, pois por padrão ele já considera nosso caso."
Eu não me lembro disso ser abordado nas aulas.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
"Como estamos analisando uma hipótese alternativa bilateral, não precisamos definir explicitamente o argumento alternative, pois por padrão ele já considera nosso caso."
Eu não me lembro disso ser abordado nas aulas.
Ei! Tudo bem, William?
Quando estamos lidando com testes estatísticos, como o teste t, o argumento alternative é utilizado para definir o tipo de hipótese alternativa que estamos testando. Ele pode assumir três valores principais: 'two-sided', 'greater', ou 'less'.
No caso de uma hipótese alternativa bilateral, estamos interessados em saber se há qualquer diferença entre os grupos, seja ela para mais ou para menos. Por padrão, muitos testes estatísticos, como o ttest_ind do SciPy, consideram a hipótese alternativa como bilateral ('two-sided'). Isso significa que não precisamos explicitamente definir o argumento alternative para 'two-sided', pois é o comportamento padrão. É opcional como podemos ler na documentação.
Espero ter ajudado e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.
Até mais e bons estudos, William!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!