Lendo a transcrição da aula percebi que na parte:
"Além disso, é indicado que há arquivos não monitorados (Untracked files) em nosso projeto, justamente index.html, que é o único arquivo que temos por enquanto",
em:
"já temos um conceito de repositório, e informamos ao Git que esta pasta em específico é um repositório do Git, então, tudo que estiver dentro desta pasta, a menos que informemos o contrário, será monitorado e analisado pelo Git"
e em:
"Como o Git mesmo nos informa, o arquivo que usaremos ainda não está sendo monitorado, então, poderemos utilizar o comando git add? Veremos tudo isso adiante!"
Achei contraditório a afirmação, no primeiro parágrafo em que destaco, que não há arquivos monitorados. No segundo parágrafo destacado, existe a afirmação que tudo que estiver dentro desta pasta, a menos que informemos o contrário, está sendo monitorado. Por fim, no terceiro parágrafo afirma que o arquivo que usaremos ainda não está sendo monitorado.
Sei que posso está me prendendo a bobagens, mas gostaria de entender melhor, pois se os arquivos não estão sendo monitorado de fatos, por que usar o arquivo .gitignore? Se eles estão sendo monitorados, por que utilizar o comando git add? Entendi muito bem o que cada comando faz e como utilizá-los, mas preencher estas lacunas teóricas são muito importantes.