1
resposta

[Dúvida] Nome do Relacionamento - LIVRO & ESTOQUE

A minha dúvida é em relação a manter o padrão lógico.

Exemplo: relacionamento (FAZ) entre CLIENTE e PEDIDO

Um CLIENTE faz quantos PEDIDOS no Mín: 0.

Um CLIENTE faz quantos PEDIDOS no Máx: n.

Um PEDIDO é feito por quantos CLIENTES no Mín: 1.

Um PEDIDO é feito por quantos CLIENTES no Máx: 1 (pq digamos que o pedido tenha um ID próprio pra rastreio, mas enfim).

Agora em relação a LIVRO e ESTOQUE, relacionamento(EXISTE), não era mais lógico utilizar CONTÉM ? Porque ai, teríamos:

Um ESTOQUE contém quantos livros no Mín: 1 (pela regra de negócio).

Um ESTOQUE contém quantos livros no Máx: n.

Um LIVRO está contido no estoque quantas vezes no Mín: 0 (um livro pode estar em falta).

Um LIVRO está contido no estoque quantas vezes no Máx: n.

*repare que eu não fiz a pergunta 'um livro está contido em quantos estoques no máx, porque eu sei que estoque só tem um', e aqui entendi que estamos nos referindo a quantidade.

Me confundiu muito o uso de relacionamento se chamar 'existir' para formar um lógica.

Usando contém: {livro} (1,n) --------- < contém > --------- (0,n) {estoque}.

Instrutor usando Existe: {livro} (1,n) --------- < existe >--------- (0,1) {estoque}

1 resposta

Olá, Renato, tudo bem?

A escolha do verbo no relacionamento entre as entidades é uma questão de semântica e pode variar de acordo com o entendimento de quem está modelando. No caso do relacionamento entre LIVRO e ESTOQUE, o instrutor optou por "existe" para representar que um LIVRO "existe" em um ESTOQUE.

No entanto, a sua sugestão de usar "contém" também é válida e faz sentido. Um ESTOQUE "contém" LIVROS. A escolha do verbo não altera a cardinalidade do relacionamento, mas pode ajudar a tornar o modelo mais intuitivo para quem o está lendo. O importante é que o modelo represente corretamente a realidade que se deseja modelar.

Espero ter esclarecido.

Caso surja alguma dúvida, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!