2
respostas

[Dúvida] No TensorFlow, Como funciona o tf.GradientTape() funciona a nivel matemático? Meu entendimento e explicações sobre eles está correto? Por favor me ajudem a ver se estou correto.

Quais os conceitos matematicos por baixo dos panos?

Ontem eu tava lendo a documentação do TensorFlow, e o código fonte do GitHub, no link https://github.com/tensorflow/tensorflow/blob/master/tensorflow/python/eager/backprop.py

A descrição em ingles desse arquivo do GitHub diz o seguinte: """Code for backpropagation using the tape utilities.""", ou """Código para retropropagação usando os utilitários de fita.""" em portugues.

O ChatGPT me disse que a função "gradient"(da classe GradientTape) é a função responsavel por calcular os gradientes. Porém essa resposta do chat gpt ainda não me ajudou a entender como o GradientTape funciona. Então eu fui mais a fundo, na busca de metódos com comentários que pudessem ser uteis para eu entender mais a fundo, e ver como ele calcula os gradientes. E encontrei essa classe principal, que é o "class GradientTape" na linha 705 do arquivo do GitHub. E essa classe principal contem um exemplo mais teórico da documentação.

Eu vou reescrever esse exemplo aqui abaixo com minhas palavras, focando mais na matematica:

Exemplo 1 comentado na classe GradientTape na linha 705 do arquivo do GitHub:

Registra operações para diferenciação automática.

Por exemplo, considere a função `y = x * x`. 

O gradiente dessa função quando `x = 3.0` pode ser calculado da seguinte forma:

x = 3.0;
y = x * x;
dy_dx = 6.0;

Ou seja, Então isso significa que a derivada de y em relação a x é 6.0. Ou seja, o gradiente de X é 6.0. Pois a cada passo que eu dou em X, eu ando 6.0 em Y.

Ai a documentação dá um outro comentário dando um outro exemplo de GradientTape:

Exemplo 2(derivadas de primeiro e segundo grau), comentado na classe GradientTape da linha 705 do arquivo do GitHub:

GradientTapes pode ser aninhado para calcular derivadas de ordem superior. Por exemplo,

x = 5.0;
y = x * x;
dy_dx = 2 * x

Calculando a primeira derivada, Então, substitundo isso temos:
dy_dx = 2 * 5
dy_dx = 10.0;

Isso por que a cada um passo em X, eu ando 2 em Y. Então, a taxa de variação foi 2, conforme descrito em "dy_dx = 2 * x"

Essa é a primeira derivada da função Y

Depois, podemos calcular a segundo derivada da função Y:
d2y_dx2 = 2.0

Ou seja, nesse segundo exemplo, a derivada de primeiro grau de Y em relação a X é 10.0. Ou seja o gradiente de X é 10.0. Isso por que a cada um passo em X, eu ando 2 em Y. Então, a taxa de variação foi 2, conforme descrito em "dy_dx = 2 * x".

E também, a derivada de segundo grau de Y em relação a X é 2.0. Nesse caso foi 2.0 por que não variou, foi constante.

Também tem um outro exemplo da documentação do TensorFlow:

Exemplo 3(Operando com X e Y sendo uma matriz)

x = [
         [1.0, 2.0], 
         [3.0]
      ]

y = x * x

Então o resultado da função Y é:
y = [
         [1.0, 4.0],
         [9.0]
      ]

Agora calculando o gradiente de Y em relação aos elementos de X

dy/dx = [ 
                  [2.0, 4.0], 
                  [6.0] 
              ]

Como X e Y são matrizes, então dy/dx também vai ser uma matriz. Ou seja, os valores [ [2.0, 4.0], [6.0] ] são as derivadas de Y em relação a cada elemento de X, ou seja são os gradientes de X. Elemento a elemento.

Exemplo 4(Calcular a derivada de Z em relação a X), comentado na classe GradientTape da linha 705 do arquivo do GitHub:

x = 3.0
y = x * x
z = y * y

dz_dx = (4 * (x ^ 3) )

Então substituindo isso temos:
dz_dx = (4 * (3 ^ 3) )
dz_dz = 108.0;

Também podemos calcular dy em relação a dx:
dy_dx = 6.0

Ou seja, nesse terceito exemplo, a derivada de Z em relação a X é igual a 108.0. Isso significa que a cada passo que eu der em X, irá causar uma variação de 108.0 no resultado final da função Z. Ou seja, a taxa de variação foi 108.0.

NOTA: As explicações de todos esses 4 exemplos que eu dei foram de minha interpretação pessoal.

PERGUNTAS:

• Por favor, poderiam analisar esses 4 exemplos que eu dei. E me corrigir pra eu ver se meu conhecimento de Regra da cadeira e cálculo está correto? Se eu apliquei corretamente as formulas da diferenciação?

• Como o GradientTape funciona ? Se eu aplicar a regra da cadeira para calcular a derivada de uma função composta(no caso uma rede neural), manualmente, do jeito que eu fiz nesses 4 exemplos que dei, eu iria estar fazendo algo equivalente ao que o GradientTape faz? porém manualmente?

• Se eu aplicar a regra da cadeia manualmente, eu vou estar fazendo uma diferenciação ? E eu chegaria no mesmo resultado que o GradientTape ? Qual a diferença da diferenciação normal pra diferenciação automática que o TensorFlow faz?

• Esses calculos que eu fiz manualmente nos exemplos que dei são equivalente ao que o GradientTape faz ?

E mais importante: Eu apliquei corretamente as fórmulas da regra da cadeia? Meu conhecimento e minhas explicações de cada exemplo que dei estão corretas?

2 respostas

Olá, William! tudo bem?

Fico feliz em ver seu interesse aprofundado nos conceitos matemáticos que fundamentam as operações no TensorFlow, especialmente com o GradientTape.

Podemos começar entendendo como o GradientTape funciona!

Imagine que você está fazendo um experimento científico onde você pode ajustar alguns controles (como botões ou sliders) para ver como eles afetam o resultado de um experimento. No contexto de aprendizado de máquina, esses "controles" são os parâmetros (ou pesos) de um modelo, e o "resultado" é o quão bem o modelo está realizando sua tarefa (por exemplo, quão bem ele está prevendo algo).

O GradientTape do TensorFlow é como uma câmera de vídeo que grava tudo o que acontece durante seu experimento. Quando você executa operações matemáticas no TensorFlow dentro de um bloco de GradientTape, ele "grava" essas operações e lembra quais variáveis estão envolvidas e como elas estão conectadas.

Como o GradientTape funciona?

1. Iniciar o GradientTape: Primeiro, você diz ao TensorFlow para começar a monitorar uma série de operações. Isso é feito abrindo um bloco with tf.GradientTape() as tape:. Dentro desse bloco, todas as operações computacionais realizadas são "gravadas" pelo GradientTape.

2. Realizar cálculos: Dentro do bloco with, você realiza os cálculos normalmente. Por exemplo, pode passar alguns dados pelo modelo para obter previsões e calcular a perda (a diferença entre as previsões e os valores verdadeiros).

3. Calcular gradientes: Depois que as operações são realizadas e a perda é calculada, o TensorFlow usa o GradientTape para olhar para trás (através da "gravação") e determinar como cada parâmetro do modelo influenciou a perda. Ele faz isso calculando o gradiente da perda em relação a esses parâmetros.

4. Ajustar os parâmetros: Com os gradientes calculados, você pode então ajustar os parâmetros do modelo de maneira a reduzir a perda. Geralmente, isso é feito usando um otimizador que modifica os parâmetros com base nos gradientes para fazer a função de perda diminuir.

Agora, vamos examinar seus exemplos e responder suas perguntas:

Análise dos Exemplos

Seus exemplos e a aplicação da regra da cadeia estão corretos! Você demonstrou uma compreensão sólida dos conceitos de cálculo envolvidos na diferenciação :)

Sobre o Funcionamento do GradientTape

Quando você faz esses cálculos manualmente, como nos exemplos, você está, em essência, realizando o mesmo processo que o GradientTape faz automaticamente.

Diferença Entre Diferenciação Manual e Automática

A principal diferença entre realizar a diferenciação manualmente (como você fez) e usar a diferenciação automática (como o GradientTape faz) está na escala e na complexidade que a diferenciação automática pode manejar. Com redes neurais complexas, onde as funções podem ser extremamente intricadas e as cadeias de derivadas podem ser longas, fazer isso manualmente torna-se impraticável. O GradientTape automatiza esse processo, garantindo eficiência e minimizando erros.

Se tiver mais dúvidas ou precisar de mais explicações, estou aqui para ajudar.

Boa tarde Valquíria. Muito obrigado por me explicar isso.

Eu gostaria de fazer mais uma pergunta sobre isso, sobre um exemplo de uma pessoa, que eu estou tentando entender a um tempo. Seria bom pra eu confirmar se eu estou no caminho certo ou se estou errando.

Exemplo 5(Da pessoa que mencionei) Esse é um exemplo sobre grafos computacionais. Por exemplo, se sua rede neural tiver apenas 2 camadas: uma camada oculta com 2 unidades, e uma camada de saída com 1 unidades.

Suponha que a primeira camada seja:

y1 = ax1 + bx2

y2 = cx1 + dx2

E a segunda camada seja:

z = ey1 + fy2

Vamos tentar entender a derivada dz/dx1:

dz/dx1 = dz/dy1 * dy1/dx1 + dz/dy2 * dy2/dx1

Então, para calcular a derivada em relação a x1, precisamos considerar todos os neurônios onde x1 entra e obtemos a seguinte expressão:

dz/dx1 = e * a + f * c

Portanto, todo caminho que seguimos na propagação, que podemos percorrer a partir de x1, também precisa ser considerado no backpropagation.

MINHA INTERPRETAÇÂO PESSOAL DESSE EXEMPLO DELE

Na primeira camada, “a” e “b” são parâmetros que multiplicam “x1” e “x2”. Da mesma forma, “c” e “d” são outros parametros que também multiplicam os mesmos “x1” e “x2”. O "y1" e "y2" são os potenciais de ativação dos neurônios da primeira camada.

Na segunda camada, “e” e “f” são parâmetros. De modo que "e" multiplica "y1" e "f" multiplica "y2".

Este é o passo feedforward.

No backpropagation, para calcular a derivada da função de custo em relação a "x1", preciso considerar as derivadas parciais da próxima camada (ou mais especificamente, da segunda camada - a camada de saida), que no exemplo seria "e" e "f". Portanto, a derivada da função de custo em relação a "x1"(parametro X1 da primeira camada), que é identificada como "dz/dx1" depende diretamente das contribuições da próxima camada (contribuições da segunda camada - a camada de saida - Z)

Seguindo esse raciocínio, a derivada da função custo em relação a “x2” seria “dz/dx2 = e * b + f * d”. E ao calcular isso, me mostraria como o parametro “x2” em especifico afeta o erro total da rede neural.

EXEMPLO PRÀTICO BASEADO NO ULTIMO EXEMPLO:

AGORA VOU TENTAR APLICAR ISSO COM BASE NO MEU CONHECIMENTO, USANDO NÙMEROS, PRA VER ATÉ ONDE EU CHEGO

Entradas:

x1 = 5 x2 = 2

Pesos de toda a rede:

a = 0.2

b = 0.1

c = 0.3

d = 0.4

e = 0.8

f = 0.7

Rede Neural:

y1 = ax1 + bx2

y2 = cx1 + dx2

z = ey1 + fy2

Aplicando a propagação:

y1 = (0.2 * 5) + (0.1 * 2) = 1.2

y2 = (0.3 * 5) + (0.4 * 2) = 2.3

z = (0.8 * 1.2) + (0.7 * 2.3) = 2.57

A a saida predita foi 2.57, PORÈM a saida desejada suponha que deveria ser 5

Erro = 5.0 - 2.57 = 2.43

Backpropagation:

Calcular o como X1 afeta Z:

dz/dx1 = (dz/dy1 * dy1/dx1) + (dz/dy2 * dy2/dx1)

PROBLEMA: Porém eu preciso calcular a derivada da função de custo(que contabiliza o erro) em relação parametro X1 - ou seja, o quanto o X1 afeta o erro total da rede neural, e não simplismente a derivada da função de Z em relação parametro X1, isso não faria sentido, se não tivesse como levar em conta como X1 afeta o erro.

Porém, eu só consegui chegar até aqui, nessa formula dz/dx1 = (dz/dy1 * dy1/dx1) + (dz/dy2 * dy2/dx1), com base na fórmula do exemplo daquela pessoa que citei, e também com base no pouco conhecimento que eu tenho de regra da cadeia.

Mais quando cheguei nessa fórmula "dz/dx1 = (dz/dy1 * dy1/dx1) + (dz/dy2 * dy2/dx1)", eu enrosquei e não consegui aplicar ela. Então eu não sei como fazer essas derivações desse exemplo.

Mais isso é muito importante pra mim entender isso. Eu gostaria muito de conseguir terminar esse cálculo!

Por favor, poderia me mostrar como eu posso continuar a partir daqui e assim calcular o dz/dx1 usando a regra da cadeia? Um passo a passo a partir disso?

PERGUNTA PRINCIPAL: Com base nesse exemplo do "Backpropagation" que começei, Como eu faço pra calcular a derivada da função de custo em relação parametro X1? Como ficaria a fórmula do "dz/dx1" pra esse exemplo especifico ?

Por favor, você poderia continuar este exemplo da onde eu parei?, com seus conhecimentos? Isso iria me ajudar muito a entender! Assim eu poderia saber como continuar, e por fim aprender isso que eu to tentando entender a um bom tempo.

Eu gostaria muito de ter esse exemplo seu, iria servir de referencia pra mim estudar.

tambem

DUVIDA: Eu poderia aplicar esses passos independentemente da quantidade de camadas ocultas e da quantidade de neurônios? Sempre da mesma forma? O que mudaria se eu tivesse mais uma camada oculta?

DUVIDA: Esse exemplo é simples, não usei nenhuma função de ativação, e por isso a derivada dz/dx1 segundo o que a pessoa disse foi constante. Mesmo assim, eu posso usar a regra da cadeia, mesmo nesse exemplo muito simples?

Muito obrigado pela oportunidade de falar sobre isso.