Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida no Ex. 7 da Aula 5 - Planejando a iteração

Boa noite a todos.

Eu estou bem familiarizado com a importância e a necessidade de criação de uma meta para manter o time centrado, focado e motivado na conclusão de um objetivo, mas eu não entendi bem o conceito de meta colocado no processo ágil. Segundo a explicação do exercício: "Ela (a meta) é geralmente uma frase de negócio que explica o objetivo de trabalho daquela iteração." mas na explicação, é dito que o importante é o comprimento da meta, mesmo que não se conclua todas as histórias, e caso se conclua todas as histórias e não se conclua a meta, a sprint não obteve sucesso. Isso ficou meio abstrato para mim. Alguém poderia explicar melhor o conceito dessa meta, ou, se possível, criar algum exemplo que explique esse conceito.

Outra questão não relacionada é a quantidade de historias definidas para as sprints. Foi comentado constantemente que eventualmente não será possível realizar todas as historias definidas para a sprint, mas e se o oposto acontecer? E se o que precisar ser feito for concluído antes do prazo da sprint? O resto da semana será de ócio? Ou o ideal é que sempre nivele por cima?

Agradeço a ajuda de todos.

2 respostas
solução!

Olá Bruno.

Referente as histórias das sprints, você deve fazer o planejamento de cada iteração pensando em terminar todas as histórias definidas para a quela sprint. Não adianta definir 10 histórias para aquela sprint e entregar metade de cada uma das 10! Prefira entregar 5 histórias completas que agreguem um valor ao cliente. As vezes erraremos na definição de quantas tarefas cada iteração terá, isso é normal, mas é para isso que as estimativas como Burn-Down Chart, Burn-Up, Poker Planning e T-Shirt Sizing são utilizadas. Elas facilitam na hora do time entender como as coisas vão andar, sem contar que com os gráficos você consegue ter um feedback visual de como a equipe está indo.

Não sei te responder exatamente quanto a "sobra de tempo" nas iterações, é difícil dizer "melhor colocar mais tarefas e deixar de entregá-las do que perder tempo de desenvolvimento". Porém, acho que posso dar a sugestão de deixar algumas "pequenas tarefas" como uma rota alternativa para tais acontecimentos. Se no seu projeto tiver histórias que gastem pouquíssimo tempo a ponto de não alterar o ritmo das sprints, acho que não tem problema desenvolvê-las.

Acredito que com a sobra de tempo, pode ser dedicado mais questões de testes e aperfeiçoamento das tarefas.