Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Dúvida no Ex. 5 da Aula 1 - Provando ou Desprovando: Testes de Hipótese

Não entendi essa afirmação: " H0 é a hipótese de que o remédio não abaixe a febre. A ideia aqui é verificar qual a chance da média abaixar de 38 para 36,3. É uma questão de probabilidade. Se a chance for muito baixa, por exemplo de 5%, então ou milagre ocorreu ou descartamos a H0."

Por que descartar H0? Se existe 5% de chance de um remédio funcionar eu não posso liberar isso no mercado! Por que só vai funcionar em 5% dos clientes.

O curso anterior afirma para descartarmos os extremos, então por que considerá-los agora? Fiquei bem confuso.. rs

4 respostas

Oi Henrique,

Desculpe a demora, estava de férias!

Vamos lá: os testes de hipótese, eles basicamente verificam se duas amostras são diferentes uma das outras, certo? Imagina um grupo de pessoas. Eu pego a temperatura delas (Tabela A), dou um remédio, e meço de novo (Tabela B).

Se B for diferente de A, então parece que o remédio funcionou. No entanto, preciso saber se isso foi sorte ou não.

Esses testes, por baixo dos panos, pegam a Tabela A, e "fingem" que esse é o comportamento normal da população. Ai eles pegam os valores de B e veem qual a probabilidade desses números serem por sorte. Se a chance é menor que 5% (p < 0.05), então quer dizer que precisa ter MUITA sorte. Nesses casos, consideramos os grupos diferentes e rejeitamos a hipótese nula.

O valor do p-value vai de você e da sua área. Por exemplo, a computação aceita < 0.5. Medicina já prefere < 0.1. No entanto, você verá que raramente terá valores nos limiares. Ou o p-value é geralmente bem minúsculo ou não.

Entendeu?

Opa Maurício Beleza?

Só para confirmar o teste de Hipótese é para verificar se a diferença das Normais foi porque o remédio obteve resultado em alguém? Se sim então o remédio realmente teve efeito em alguém?

Obrigado!!

solução!

Oi Henrique,

O que aconteceu entre um grupo e outro, o teste não sabe. Ele apenas te diz se a diferença entre as distribuições foi por sorte ou não.

Faz sentido?

Ok! Agora eu entendi!!

Muito obrigado Maurício!!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software