Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Dúvida no Ex. 4 da Aula 1 - O que são métodos ágeis?

Apesar de que os métodos ágeis buscam atender ao cliente muito mais do que contratos, essa colocação: "O cliente muda de ideia porque o mundo dele muda. As regras de negócio mudam, os concorrentes mudam, e etc." não se torna um pouco abrangente demais? Se o cliente contrata um software para determinada função e o mercado sofre uma reviravolta e ele precisa reinventar o software todo. Isso deveria ser pago, entendo eu. Existe um trabalho já feito que deve ser remunerado e um novo trabalho a ser feito que também deve ser remunerado. Existe algo neste sentido? Mensurar mudanças para que certos "niveis" ou volumes de trabalho devam ser remunerados além do contratado?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
4 respostas
solução!

Na forma tradicional de trabalhar, geralmente é feito um trabalho extenso de documentação e análise dos dados da necessidade do cliente. Depois, vai o programa para o forno ser desenvolvido em alguns meses ou anos dependendo do tamanho do projeto.

Pode ser que, durante esses meses ou anos, a necessidade do cliente mude, pode ser que o chefe no cliente mude e tenha outra mentalidade, pode haver corte de custos, uma série de fatores que mudam a necessidade dele.

No método ágil, é o cliente quem diz qual é a necessidade dele de acordo com o tempo.

Mas nenhum retrabalho em um projeto ágil é passível de remuneração? Caso o cliente "mude de idéia" após uma história ser desenvolvida ou implementada, mesmo assim não gera mudanças no contrato?

O problema é pensar da forma Tradicional. Se tentarmos comparar com o método tradicional, não vai dar certo. Metodologia Ágil é um paradigma completamente diferente. Veja:


A Colaboração com o cliente é mais importante do que a negociação contratual. Não vale ter um contrato com um cliente e forçar para manter aquele contrato, aquele escopo daquela maneira fechada até o final, se o software que eu vou entregar para o cliente não vai atendê-lo, não vai servir de nada pra ele. Nós queremos construir software que agregue valor realmente ao cliente, por isso nós temos que colaborar com o cliente.


Ou seja, o contrato com o cliente é sob o produto final e não sobre as histórias. Mesmo porque, as histórias serão definidas e adicionadas ao backlog e mantidas de acordo com a necessidade do cliente.

Sim. Preciso mudar a maneira de pensar... Obrigado!