Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
16
respostas

Dúvida no Ex. 3 da Aula 3 - Conhecendo o DOM e organizando nosso código com objetos

Fiz exatamente como consta no exercicio e está me retornando este erro no console do chrome... Alguem sabe me dizer do que se trata?

Uncaught TypeError: Cannot read property 'textContent' of null

16 respostas

Olá Milton! Por favor disponibilize aqui o seu código para que possamos ajuda-lo.

rsrs.. Desculpem-me!

Segue o HTML:

<!doctype html>

Meus pacientes

Meus pacientes

Nome Peso(kg) Altura(m) IMC Leonardo 57 1.67 Paulo 100 2.00 Calcular Imcs

Adicionar novo paciente

Nome: Peso: Altura: Adicionar

Segue o JS:

var peso = document.getElementById("peso-1").textContent; <----- O ERRO É GERADO NESTA LINHA!!! var altura = document.getElementById("altura-1").textContent; var nome = document.getElementById("nome-1").textContent;

var paciente = { peso : peso, altura : altura, nome : nome };

if(paciente.altura != 0){ var imc = paciente.peso / (paciente.altura * paciente.altura); var tdImc = document.getElementById("imc-1"); tdImc.textContent = imc; console.log("IMC igual:"+ imc); }else{ console.log("Não pode fazer divisão por '0'"); }

Leonardo 57 1.67

Esses são os dados que estou tentando acessar no HTML....

não consigo postar o Html... ele troca os valores...rsrs!

Ponha entre crases o seu codigo HTML ( ``` )

Assim:

( ``` )

Seu código aqui

( ``` )

Mas sem os parenteses!!

<tr class="paciente">
                        <td class="info-nome">Leonardo</td>
                        <td class="info-peso" id="peso-1">57</td>
                        <td class="info-altura" id="altura-1">1.67</td>
                        <td class="info-imc" id="imc-1"></td>
                    </tr>

vamos ver se vai...rs

Milton, eu testei seu código e ele funcionou corretamente. Verifique se os arquivos que você mandou a configuração estão na mesma pasta.

Não sei então. Porque eles estão exatamente como mandei. Não tem nenhum outro arquivo de config. O erro é exibido no console do chrome.

Mas os arquivos estão na mesma pasta? As vezes, pode acontecer de abrirmos o editor com o arquivo em uma determinada pasta, então com o editor aberto mudarmos o arquivo de pasta e realizarmos alterações. No entanto, ao salvarmos o arquivo com as alterações, ele será salvo na pasta onde abrimos e não na nova onde o arquivo se encontra. É normal isso acontecer. O seu código JavaScript está correto, verifique se o seu arquivo HTML que se encontra na mesma pasta que o arquivo JavaScript está configurado corretamente.

Espero ter ajudado!

Olha... não ajudou não...rs fiz novos testes com códigos diferentes..

HTML

<!doctype html>
<html>
    <head>
        <meta charset="UTF-8">
        <title>Teste</title>
        <script src="teste.js"></script>
    </head>
    <body>
        <h1 id="peso2">57</h1>
    </body>
</html>

JS

var peso2 = document.getElementById("peso2");

console.log(peso2);

console.log(peso2.textContent); -- linha 5

O retorno no console é..

null e o mesmo erro: Uncaught TypeError: Cannot read property 'textContent' of nulo -- na linha 5

--'

solução!

Identifiquei agora o problema, pois você mandou parte de seu código HTML.

O problema é que você pôs a referencia ao arquivo JavaScript em sua tag <head> Quando ela deveria estar ao final da tag <body> . Da seguinte forma:

<body>
          // RESTANTE DO CÓDIGO 

<script src="teste.js"></script>
</body>

AEEEEEEEEEEEEE!!!! Era isso mesmo, pra mim tinha que declarar no head...

VALEUUUUUUUUUUUUUUUU!!!

Abraço!!!

Romário, por que precisamos por só no final do

?

Sorry... Por que só no final do <body>?

Nossa Romario, valeu mesmo kkk. Pesquisei em vários post e só aqui encontrei a resposta. Fiquei umas duas horas procurando o bug kk.

Hugo acredito que não é necessário colocar no final, mas para funcionar deve estar depois do elemento que você quer pegar, Exemplo, tu quer pegar o elemento que esta na id = 'qualquerCoisa' ele tem que vim depois.

...
<h1 id = 'qualquerCoisa'>123</h1>
<script> 
document.getElementById('qualquerCoisa')
</script>
...

Caso seja colocado antes, ele irá te retornar o resultado como null ao invés de ser 123. O que faz lógica, porque ele ainda não existe.

Tive o mesmo problema e como o Eduardo Ribeiro comentou, ele ainda não carregou o arquivo.js. Encontrei a solução procurando no Google.