Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvida no Ex. 3 da Aula 2 - Muitos alunos e o LIMIT

Olá a todos, a minha resposta (que me parece estar correta):

(select * from aluno where email like '%.com' limit 0,2) order by nome;

está gerando uma saída diferente da que é gerada pela resposta do professor que é:

select * from aluno where email like '%.com' order by nome limit 0,2

Algum comentário para sanar essa minha dúvida? Grato

3 respostas
solução!

Flávio , bom dia .

por mais que sua query traga um resultado , sua resposta está diferente do que foi pedido no exercicio , isso depende do que está sendo pedido .

o que acontece , quando você utiliza o comando limit ele precisa ser sempre o ultimo elemeto da query . e vou tentar explica a diferença da sua resposta .

o que está acontecendo em sua consulta ,ele está fazendo a query está pegando 2 resultado por ordem de id , depois ele está ordenando o por ordem alfabética o os dois primeiros id .

a resposta do instrutor , ele está buscando dois resultados por ordem alfabética e o resultado começa pelo Alberto (id 3) e o outro frederico (id 2).

Espero ter ajudado , Bons Estudos

Valeu pela resposta, Clara e direta! Abraço

Boa tarde!

Na minha opinião, se formos fazer exatamente o que se pede no enunciado, não seria com a resposta do gabarito e sim com algo do tipo:

select * from aluno where email like '%.com' and id <= 2 order by nome limit 0,2;

obs.: Forçando a resposta e utilizando estritamente a tabela da aula, caso não fosse, não seria garantido que os id´s fossem os mesmos e na mesma ordem.

Conclusão, pelo enunciado a minha resposta foi essa, até porque a do gabarito primeiro ordena e depois limita as duas linhas, enfim...O importante é o aprendizado dos comandos para utilizarmos de acordo com as necessidades. Lição aprendida!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software