Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Dúvida no Ex. 12 da Aula 5 - Persistência com SQLite - Dúvida de utilização do DBHelper

Tá, eu vi a utilização para centralizar a criação e atualização das tabelas, vi também que posso centralizar a conexão com o banco de dados.

Mas fora isso, qual a vantagem?

4 respostas

André, estou começando a desenvolver em android e java, portanto o que eu digo agora é somente impressão que eu tenho das aulas que eu já tive.

O padrão helper pode ser usado como um tratamento das informações entre a camada view e a camada de comandos.

No nosso caso poderíamos desacoplar cada funcionalidade implementada na classe DAO e colocá-las separadamente em uma classe utilizando o padrão command a fim de que a cada comando realizado retorne uma mensagem ou coisa parecida. Sendo assim a classe helper ajudaria a fazer esse meio de campo entre os comandos e a apresentação não somente com um formulário mais sim com todos da aplicação.

Outra funcionalidade que poderia haver dentro da classe helper seria um filtro de acesso a cada acesso aumentando a segurança dos dados.

Espero que eu tenha ajudado.

Bom estudos.

Entendo. Agradeço as explicações Elton. Digo em relação a persistência de dados, quais outras utilidades para uma classe DBHelper?

solução!

Oi Andre,

a criação da classe DBHelper é um recurso que podemos usar para centralizar o gerenciamento das tabelas e conexão com o banco, como você disse.

Essa ideia está relacionada à arquitetura e design de código e não tanto à persistência de dados, pois resolve o problema de ter duas classes filhas de SQLiteOpenHelper.

Então, com essa classe responsável pela criação das tabelas, reduzimos a quantidade de pontos de refatoração, facilitando alterações futuras no nosso código.

Muito obrigado pelas explicações Felipe! :D