1
resposta

[Dúvida] Níveis de Maturidade em UX na prática

Achei o artigo “The 6 Levels of UX Maturity” muito interessante.

Ele aborda as fases de maturidade em UX de forma clara e detalhada, facilitando a compreensão das diferenças entre cada estágio. Além disso, destaca a importância do UX para o crescimento e sucesso de uma organização.

No entanto, senti falta de exemplos práticos. Não sei se a ausência de exemplos de empresas em cada fase foi intencional, mas acredito que isso enriqueceria o conteúdo.

Consigo identificar perfeitamente em qual nível está a empresa em que trabalho, onde tenho mais proximidade, entretanto pode ser mais difícil fazer essa validação para outras organizações.

Como posso expandir minha percepção e identificar esses estágios quando não faço parte da empresa e tenho apenas um contato externo com a marca? Poderiam sugerir algumas dicas para aprofundar esse conhecimento na prática?

1 resposta

Oi, Iasmine! Como está?

Que bacana que você se interessou pelo artigo "The 6 Levels of UX Maturity"! Realmente, entender os níveis de maturidade em UX é realmente importante para avaliar o quanto uma organização está comprometida com a experiência da pessoa usuária.

Para expandir sua percepção e identificar esses estágios em empresas nas quais você não está diretamente envolvida, aqui estão algumas dicas práticas:

1. Pesquise estudos de caso: Muitas empresas compartilham seus estudos de caso em UX, que podem fornecer insights sobre seus processos e níveis de maturidade. Procure por apresentações em conferências, artigos em blogs especializados ou mesmo vídeos no YouTube.

2. Observe a presença digital: Analise o site, aplicativos e presença nas redes sociais da empresa. A consistência e a qualidade da experiência do usuário podem dar pistas sobre o nível de maturidade em UX. Por exemplo, se o site é intuitivo e responsivo, a empresa pode estar em um nível mais alto de maturidade.

3. Feedback de usuários e usuárias: Veja avaliações e feedbacks de pessoas usuárias em plataformas como App Store, Google Play, ou sites de review. Comentários sobre a experiência do usuário podem indicar o nível de atenção que a empresa dá à UX.

4. Análise de produtos: Se possível, experimente os produtos ou serviços da empresa. Avalie a facilidade de uso, a satisfação geral e a atenção aos detalhes. Isso pode ajudar a inferir em qual nível de maturidade a empresa pode estar.

Espero que essas dicas ajudem você a identificar os níveis de maturidade em UX de forma mais prática e enriquecedora.

Boas práticas e continue explorando o fascinante mundo da UX!

E se tiver dúvidas ou perguntas, estarei aqui!!

Até breve!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!