Bom dia, galera.
Nesse task, fui colocar uma parte do código aqui e não deu certo. Fui tentar noutros dois links nesse task e nada.
Me ajudem, por favor.
https://cursos.alura.com.br/course/pong-javascript/task/63122
// variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;
// variáveis do comprimento e altura das raquetes
let widthRaquete = 10;
let heightRaquete = 90;
// variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
// variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
// variáveis da velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
// variáveis da movimentação de raquete
let velocidadeRaquete = 10;
// variáveis da movimentação de raquete do oponente
let velocidadeYOponente;
// variável da colisão
let colidiu = false;
// placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
// sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
// criando a variável para possibilitar o erro da raquete do oponente
let chanceDeErrar = 0;
function preload() {
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0); // 1- Desenha o background
mostraBolinha(); // 2 - Desenha a bolinha
movimentaBolinha(); // 3 - Movimenta a bolinha
verificaColisaoBorda(); // 4 - Verifica a colisão da bolinha
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete); // 5- Desenha a raquete
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente); // 6 - Desenha a raquete do oponente
movimentaRaquete(); // 7 - Movimenta a raquete
movimentaRaqueteOponente(); // 8 - Movimenta a raquete do oponente
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete); // 9 - Verifica a colisão da raquete
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente); // 10 - Verifica a colisão da raquete do oponente
incluiPlacar(); // 11 - Mostra o placar
marcaPonto(); // 12 - Marca os pontos de ambos os lados
}
function mostraBolinha() {
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha() {
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda() {
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x, y) {
rect(x, y, widthRaquete, heightRaquete);
}
function movimentaRaquete() {
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
yRaquete -= velocidadeRaquete;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yRaquete += velocidadeRaquete;
}
// Limitando a movimentação da raquete para não ultrapassar as bordas
yRaquete = constrain(yRaquete, 1, 310);
}
function movimentaRaqueteOponente()
{
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - widthRaquete / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
// Limitando a movimentação da raquete para não ultrapassar as bordas
yRaqueteOponente = constrain(yRaqueteOponente, 1, 310);
// Atribuindo a função que possa forçar o erro da movimentação do oponente
calculaChanceDeErrar();
}
function verificaColisaoRaquete() {
// variáveis após a refatoração
let esquerdaBolinha = xBolinha - raio;
let superiorBolinha = yBolinha - raio;
let inferiorBolinha = yBolinha + raio;
let direitaRaquete = xRaquete + widthRaquete;
let superiorRaquete = yRaquete;
let inferiorRaquete = yRaquete + heightRaquete;
if (
esquerdaBolinha < direitaRaquete &&
superiorBolinha < inferiorRaquete &&
inferiorBolinha > superiorRaquete
) {
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function verificaColisaoRaquete(x, y) {
colidiu = collideRectCircle(
x,
y,
widthRaquete,
heightRaquete,
xBolinha,
yBolinha,
raio
);
if (colidiu) {
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function incluiPlacar() {
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(255, 140, 0));
rect(150, 10, 40, 20);
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color(255, 140, 0));
rect(450, 10, 40, 20);
fill(255);
text(pontosOponente, 470, 26);
}
function marcaPonto() {
if (xBolinha > 590) {
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if (xBolinha < 10) {
pontosOponente += 1;
ponto.play();
}
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosOponente >= meusPontos)
{
chanceDeErrar += 1;
if (chanceDeErrar >= 39)
{
chanceDeErrar = 40;
}
}
else
{
chanceDeErrar -= 1;
if (chanceDeErrar <= 35)
{
chanceDeErrar = 35;
}
}
}