Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Não entendi nada do exercício 3

3.Crie uma função que receba uma string e verifique se é um palíndromo (uma palavra que é lida da mesma forma de trás para frente) utilizando o método de string reverse(). Retorne true se for um palíndromo e false caso contrário. Imprima o resultado no console.

não entendi como fazer então fui ver a resolução:

function verificaPalindromo(string) {
    const stringInvertida = string.split('').reverse().join('');
    return string.toLowerCase() === stringInvertida.toLowerCase();
}

console.log(verificaPalindromo("arara")); // true
console.log(verificaPalindromo("Frase")); // false

e não entendi nada da resolução, principalmente o que 'split' e 'join' fazem e por que foi feito dessa forma

1 resposta
solução!

Oii, João! Beleza?

A função verificaPalindromo(string) verifica se uma palavra é um palíndromo, ou seja, se ela pode ser lida da mesma forma de trás para frente. Para isso, ela utiliza alguns métodos de manipulação de strings.

O primeiro método que ela utiliza é o split(''). O método split('') divide uma string em um array de substrings e retorna o novo array. Quando você passa uma string vazia como argumento (''), o método divide a string original em um array de caracteres. Por exemplo, se você tivesse a string "arara" e aplicasse split(''), você obteria ['a', 'r', 'a', 'r', 'a'].

Em seguida, a função utiliza o método reverse(). O método reverse() inverte a ordem dos elementos de um array. Então, se você tivesse o array ['a', 'r', 'a', 'r', 'a'] e aplicasse reverse(), você obteria ['a', 'r', 'a', 'r', 'a']. No caso de um palíndromo, a ordem dos elementos permanece a mesma.

Por fim, a função utiliza o método join(''). O método join('') une todos os elementos de um array em uma string. Quando você passa uma string vazia como argumento (''), o método une os elementos do array sem nenhum caractere entre eles. Então, se você tivesse o array ['a', 'r', 'a', 'r', 'a'] e aplicasse join(''), você obteria "arara".

A função então compara a string original em letras minúsculas (para evitar diferenças entre maiúsculas e minúsculas) com a string invertida. Se elas forem iguais, a função retorna true, indicando que a string original é um palíndromo. Se elas forem diferentes, a função retorna false, indicando que a string original não é um palíndromo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software