Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] nao daria menos trabalho usar int direto ao inves de usar string e depois ter q converter tudo?

no vídeo eles criam o menu e na hora de coletar a resposta do usuário sobre qual opcao ele vai escolher, os professores usam string e depois convertem ela em int.. não seria mais facil já receber o valor em int ao invés de string pra dps converter? tipo:

{
Console.WriteLine("opcao 1 \n opcao 2 \n opcao 3");

Console.WriteLine("qual a opcao desejada?");
opcao = int.Parse(Console.ReadLine());

Console.WriteLine("vc escolheu a opcao " +  opcao);
}

da pra colocar um if em caso do usuário digitar algo diferente de um dos números do menu

e ai me vem outra duvida, se o menu fosse todo em escrita, sem opção de numero, ai sim usaríamos string?

não sei se eu só to sendo burro, sei lá

1 resposta
solução!

Olá, Ícaro! Tudo bem?

Entendendo as abordagens:

1. Entrada como string e conversão:

• Essa abordagem é comum porque a função Console.ReadLine() geralmente retorna uma string, independentemente do que o usuário digitar.
    • A conversão para int (ou outro tipo numérico) é feita posteriormente para garantir que o valor seja do tipo correto para as operações desejadas.
    • Essa abordagem oferece maior flexibilidade, pois permite validar a entrada do usuário antes da conversão.
  2. Entrada direta como int:

• Essa abordagem, como você mencionou, pode parecer mais direta e concisa.
    • No entanto, ela pode gerar erros se o usuário digitar algo que não seja um número válido.
    • A validação da entrada do usuário se torna mais complexa.

Qual abordagem é melhor?

• Em geral, a abordagem de receber a entrada como string e convertê-la é mais robusta e segura.
  • Ela permite que você implemente facilmente a validação da entrada do usuário, como verificar se o valor é um número válido ou se está dentro de um intervalo específico.
  • A validação é crucial para evitar erros e garantir que seu programa funcione corretamente.

Menus com opções de texto:

• Se o menu tiver opções de texto, você definitivamente precisará usar strings para coletar a entrada do usuário.
  • Nesse caso, você pode usar estruturas condicionais (if, else if, switch) para comparar a entrada do usuário com as opções de texto disponíveis.

Espero ter ajudado.