1
resposta

[Dúvida] Não consigo resolver um conflito utilizando o Resolve in Merge Editor

Pessoal, boa noite! Estou com dificuldades para ajustar um conflito utilizando o "Resolve in Merge Editor". Quando eu fiz um exemplo resolvendo um conflito no qual eu queria manter a versão que veio do repositório remoto funcionou, mas quando tentei fazer um exemplo similar mantendo a alteração que eu tinha localmente, não consigo concluir. Abaixo seguem os passos que fiz:

  1. Alterei um arquivo (README) no próprio GitHub e commitei;
  2. Alterei o README localmente, adicionei no staging e commitei;
  3. Fiz o pull e o conflito foi identificado;
  4. Cliquei no "Resolve in Merge Editor";
  5. Cliquei no "Accept Current";
  6. Editei a mensagem que seria usada no commit;
  7. Cliquei no commit;
  8. Cliquei para fazer o sync;

No estágio 8 meu processo falhou e, aparentemente, não consigo resolver. Os arquivos do source control estão assim (ignorem os nomes pouco criativos, hehe): Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Vocês tem alguma indicação de como posso resolver? obs: fazendo os ajustes direto pela linha de código consegui fazer com sucesso também.

1 resposta

Olá!

Parece que você está quase lá! Vamos tentar resolver esse problema juntos. Aparentemente, o conflito não foi completamente resolvido, e por isso você não conseguiu concluir o processo de sincronização. Vamos revisar os passos e ver onde pode estar o problema.

  1. Alterou um arquivo (README) no próprio GitHub e commiteu;
  2. Alterou o README localmente, adicionou no staging e commiteu;
  3. Fez o pull e o conflito foi identificado;
  4. Clicou no "Resolve in Merge Editor";
  5. Clicou no "Accept Current";
  6. Editou a mensagem que seria usada no commit;
  7. Clicou no commit;
  8. Clicou para fazer o sync;

Aparentemente, o problema pode estar no estágio 8. Vamos tentar alguns passos adicionais para garantir que tudo esteja resolvido corretamente:

  1. Verifique se todos os conflitos foram resolvidos: Às vezes, pode haver múltiplos conflitos que precisam ser resolvidos. Certifique-se de que todos os conflitos foram resolvidos antes de tentar fazer o commit final.

  2. Confirme se o commit foi realizado corretamente: Após resolver os conflitos e clicar em "Commit", verifique no painel de controle de origem (source control) se o commit foi realmente registrado. Você pode fazer isso verificando o histórico de commits.

  3. Tente sincronizar novamente: Se o commit foi realizado corretamente, tente fazer o sync novamente. Caso ainda encontre problemas, você pode tentar usar a linha de comando para forçar a resolução do conflito e o push das alterações.

Aqui está um exemplo de como fazer isso pela linha de comando:

# Certifique-se de estar no branch correto
git checkout main

# Puxe as últimas alterações do repositório remoto
git pull origin main

# Resolva os conflitos manualmente no arquivo README.md
# Após resolver, adicione o arquivo ao staging
git add README.md

# Faça o commit das alterações
git commit -m "Resolvendo conflito mantendo alterações locais"

# Envie as alterações para o repositório remoto
git push origin main

Espero ter ajudado e bons estudos!