1
resposta

acho q fiz certo kkk

tive um pouco de dificuldade na parte de conflitos, meu pc deu uma travada na hora que fiz o commit
fiquei 20 min sem o pc pq travou na tela do vscode mas deu.
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Otavio. Como vai?

Parabéns pelo resultado! Você não só fez certo, como o seu repositório está perfeitamente organizado. O print do GitHub mostra a estrutura ideal de um projeto web, com a pasta de imagens img, o arquivo de lógica app.js, a estrutura no index.html e a estilização no style.css.

É completamente normal enfrentar travamentos ou dificuldades ao lidar com conflitos de versão pela primeira vez no VS Code. Quando o Git encontra linhas de código diferentes alteradas no mesmo arquivo, ele pausa o processo e espera que o desenvolvedor decida qual versão manter. Esse processo de renderização visual dentro da IDE pode exigir bastante memória, o que costuma causar esses travamentos temporários em algumas máquinas.

Para evitar que o seu computador trave nos próximos projetos e para agregar valor ao seu fluxo de trabalho com Git e GitHub, trago algumas boas práticas fundamentais:

• Mensagens de Commit Descritivas: No seu último commit, você utilizou a mensagem "mudança de 1 a 50 facil". Uma boa prática no mercado é usar mensagens mais diretas sobre a ação técnica realizada, como "refatorando limites da lógica no app.js" ou "ajustando intervalo de repetição". Isso ajuda muito na legibilidade do histórico do projeto.
  • Resolver Conflitos via Terminal: Se o ambiente gráfico do VS Code travar novamente na tela de Merge Conflict, você pode abortar a operação com o comando git merge --abort e fazer a resolução de forma manual e mais leve direto pelas linhas de comando do terminal.
  • Commits Frequentes: Fazer commits menores e mais frequentes diminui drasticamente a chance de gerar grandes conflitos de código, além de poupar o processamento da sua máquina na hora de rodar o git commit.

O importante é que você não desistiu mesmo com o susto dos 20 minutos de tela travada. Essa persistência é o que diferencia um bom desenvolvedor! O seu repositório público está criado com sucesso.

Espero que possa ter lhe ajudado!