Na regressão linear, na formula do Gradiente Descedente na hora de calcular o derivada do MSE, na hora de dividir o erro acumulado, eu posso tirar a média, ao invez de dividir pela metade da quantidade de amostras?
Deixe eu explicar melhor minha duvida:
Notei que na formula usada pelo professor para calcular a derivada do coeficiente theta1 usando o EQM, ele primeiro soma todos os erros, e depois no final ele divide o resultado dessa soma por 2 dividido pela quantidade de amostras.
Marquei em vermelho na imagem essa parte da formula.
No código essa divisão fica mais evidente(destaquei a parte que faz a divisão em vermelho tambem), onde ele pega o resultado da soma e divide por 0.5 multiplicado pela quantidade de amostras X, ou seja, na realidade, ele esta dividindo o resultado da soma pela metade da quantidade de amostras
ou seja, apos obter a soma de todos os erros, ele esta dividindo o resultado dessa soma por 0.5 * QUANTIDADE DE AMOSTRAS, que na realidade 0.5 * QUANTIDADE DE AMOSTRAS matematicamente é a metade da quantidade de amostras.
Mais com isso fiquei na duvida:
DUVIDA: EU PRECISO DIVIDIR O ERRO ACUMULADO POR 0.5 * QUANTIDADE DE AMOSTRAS IGUAL ELE FEZ ? Ou eu posso dividir o ERRO ACUMULADO simplismente pela propia QUANTIDADE DE AMOSTRAS MESMO sem precisar dividir pela metade da QUANTIDADE DE AMOSTRAS ?
ex: poderia ser assim? VOU CITAR ABAIXO A FORMA QUE EU IMAGINEI EM FAZER:
Eu fico na duvida se eu poderia fazer tambem dessa forma que imaginei
Tenho algumas duvidas:
1 - EU PRECISO DIVIDIR O ERRO ACUMULADO POR 0.5 * QUANTIDADE DE AMOSTRAS IGUAL ELE FEZ ? Ou eu posso dividir o ERRO ACUMULADO simplismente pela QUANTIDADE DE AMOSTRAS MESMO sem precisar dividir a QUANTIDADE DE AMOSTRAS pela metade?
2 - Explicando melhor minha duvida: Ou seja, eu posso pegar o erro acumulado e dividir pela propia QUANTIDADE DE AMOSTRAS ? ou seja tirar a média mesmo? ao invés de fazer dessa forma? seria valido?
3 - Poderia ter alguma desvantagem ou problema se eu dividisse pela quantidade de amostras?