Questão 8
Como cientista de dados em um time de futebol, você precisa implementar novas formas de coleta de dados sobre o desempenho de jogadores e do time como um todo.
Sua primeira ação é criar uma forma de calcular a pontuação do time no campeonato nacional a partir dos dados de gols marcados e sofridos em cada jogo.
Escreva uma função chamada calcula_pontos
que recebe como parâmetros duas listas de números inteiros, representando os gols marcados e sofridos pelo time em cada partida do campeonato.
A função deve retornar a pontuação do time e o aproveitamento em percentual, levando em consideração que a vitória vale 3 pontos, o empate vale 1 ponto e a derrota 0 pontos.
Observação: Se a quantidade de gols marcados numa partida for maior que a de sofridos, o time venceu. Caso seja igual, o time empatou e se for menor, o time perdeu. Para calcular o aproveitamento devemos fazer a razão entre a pontuação do time pela pontuação máxima que ele poderia receber.
Para teste, utilize as seguintes listas de gols marcados e sofridos
gols_marcados = [2, 1, 3, 1, 0]
gols_sofridos = [1, 2, 2, 1, 3]
Provável texto exibido:
"A pontuação do time foi de [pontos] e seu aproveitamento foi de [aprov]%"
eu travei na parte de fazer o calculo de pontos do time, já tentei usar tudo que eu sei porem não estou conseguindo