Vivi, bom dia
Tenho uma situação no Excel que talvez você possa me ajudar. Temos um sistema de controle de gestão fiscal e contábil que trabalha lendo planilhas do Excel baseada nas planilhas do relatório resumido de gestão orçamentária e relatório de gestão fiscal disponibilizadas pelo STF, o sistema lê essas planilhas e gera automaticamente o relatório técnico e algumas certidões.
Para realizar tal tarefa nós padronizamos as planilhas do STF, automatizamos vários campos através de fórmulas , adicionamos validações e adicionamos proteção em alguns campos da planilha. Após isso disponibilizamos essas planilhas para os jurisdicionados, eles preenchem e nos enviam de volta essas planilhas preenchidas.
Quando o sistema vai ler essas planilhas ela procura por duas células específicas em uma guia especifica. Nessas células eu guardo um código de identificação da planilha e a versão para que o sistema possa identificar que aquelas planilhas foram as mesmas que disponibilizamos, caso contrário o sistema rejeita o upload. Essas células são protegidas e invisíveis("fonte com mesma cor de fundo").
O problema é se algum esperto conseguir localizar estas células, pois elas ainda estarão visíveis na barra de fórmulas, ou então se eu copiar a planilha inteira e colar em um arquivo que esteja desprotegido, o código da planilha e da versão vão junto, então o usuário malicioso conseguiria fazer o upload da planilha manipulada, oque causaria erro na leitura, pois para gerar o relatório eu pego os valores de células específicas.
Existe alguma forma de deixar uma guia oculta de forma que o usuário não consiga desocultar? ou oque vc me sugere para que o usuário não consiga descobrir o valor do código da planilha?