Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida Na Proteção de células que não devem ser vistas pelo usuário

Vivi, bom dia

Tenho uma situação no Excel que talvez você possa me ajudar. Temos um sistema de controle de gestão fiscal e contábil que trabalha lendo planilhas do Excel baseada nas planilhas do relatório resumido de gestão orçamentária e relatório de gestão fiscal disponibilizadas pelo STF, o sistema lê essas planilhas e gera automaticamente o relatório técnico e algumas certidões.

Para realizar tal tarefa nós padronizamos as planilhas do STF, automatizamos vários campos através de fórmulas , adicionamos validações e adicionamos proteção em alguns campos da planilha. Após isso disponibilizamos essas planilhas para os jurisdicionados, eles preenchem e nos enviam de volta essas planilhas preenchidas.

Quando o sistema vai ler essas planilhas ela procura por duas células específicas em uma guia especifica. Nessas células eu guardo um código de identificação da planilha e a versão para que o sistema possa identificar que aquelas planilhas foram as mesmas que disponibilizamos, caso contrário o sistema rejeita o upload. Essas células são protegidas e invisíveis("fonte com mesma cor de fundo").

O problema é se algum esperto conseguir localizar estas células, pois elas ainda estarão visíveis na barra de fórmulas, ou então se eu copiar a planilha inteira e colar em um arquivo que esteja desprotegido, o código da planilha e da versão vão junto, então o usuário malicioso conseguiria fazer o upload da planilha manipulada, oque causaria erro na leitura, pois para gerar o relatório eu pego os valores de células específicas.

Existe alguma forma de deixar uma guia oculta de forma que o usuário não consiga desocultar? ou oque vc me sugere para que o usuário não consiga descobrir o valor do código da planilha?

2 respostas
solução!

Oi Ricardo,

Você pode colocar um bloqueio com senha nas células que você não quer que o usuário veja. Dá uma olhadinha nesse link que ele mostra bem como fazer:

https://www.extendoffice.com/documents/excel/1280-excel-protect-hidden-columns.html

Abraço!

muito bom! obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software