1
resposta

Dúvida na aula de Boyce-Codd

Fiquei um pouco confuso com a aula de Boyce-Codd

No exemplo da aula de Boyce-Codd, a instrutora Maria Gabriela traz uma tabela com os seguintes atributos:

cod_fornecedor; nome_fornecedor; cod_produto; qtd_estoque.

Se fossemos começar a normalização pela 1FN, já teríamos a separação em duas tabelas, uma com cod_fornecedor e nome_fornecedor, e outra com cod_produto e qtd_estoque, com chave estrangeira cod_fornecedor. Então já sanaria isso antes mesmo de chegar nas próximas formas normais...

Minha dúvida no fim é: qual a diferença da dependência trivial pras outras dependências já faladas? pois as outras regras de normalização já teriam resolvido essa redundância apresentada nessa aula...

1 resposta

Olá Rafael, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em te responder.

A normalização é um processo importante para garantir a integridade dos dados e evitar redundâncias. Mesmo que a primeira forma normal já tenha resolvido a redundância apresentada na aula, é importante seguir as outras formas normais para garantir que a tabela esteja completamente normalizada e sem nenhuma redundância. Passamos por todas as formas normais, uma por vez, para podermos evitar anomalias ao manusear o banco de dados.

A dependência trivial é um tipo de dependência funcional que já está implícita na chave primária da tabela. Ela acontece quando os atributos são todos determinados apenas pela chave primária.

Se numa tabela temos nome, telefone e CPF, por exemplo. Um atributo de valor único, como o CPF, pode ser considerado a chave primária de uma tabela, e será o valor que identificará cada linha dessa tabela.

Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida. Se ainda tiver alguma pergunta, é só falar!

Abraço!