Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida na aula 12

Olá, No exemplo da aula "12. Praticando: Intervalos de Confiança" temos o teste do estudante. O valor do p-value calculado neste teste foi bem pequeno (p-value < 2.2e-16). Isso significa que a amostra não é normal?

================ One Sample t-test data: lizard t = 30.4769, df = 23, p-value < 2.2e-16 alternative hypothesis: true mean is not equal to 0 95 percent confidence interval 8.292017 9.499649 sample estimates mean of x 8.895833

2 respostas
solução!

Oi Daniel,

Não!

No teste do estudante, quando vc observa um p-value bem pequeno, você pode então afirmar que os dois grupos testados são diferentes um do outro!

Só que, para executar um teste T, você primeiro precisa descobrir se sua distribuição é normal ou não. Para isso, você pode rodar um teste de Shapiro-Wilk. Dá uma googlada para ver como fazer isso com R!

Um abraço!

Oi Maurício,

Obrigado! Então para o teste T é necessário antes verificar - através do teste de Shapiro-Wilk - se a distribuição é normal.

Você já explicou anteriormente no mesmo curso como realizar o Shapiro no R. :)

Abraço

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software