Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Módulo 4 — Tratamento de Exceções: revisão dos meus exercícios (Desafio)

Pessoal, finalizei os exercícios do módulo 4 sobre exceções (Hora prática - Desafios) e vou postar os prints dos meus códigos para registrar e, se possível, receber sugestões. Sou iniciante e tentei aplicar boas práticas: try/except/else/finally, uso de exceções específicas (ZeroDivisionError, ValueError, KeyError), mensagens claras para a pessoa usuária, raise para validar entradas e algumas compreensões de lista com zip. Validei localmente, mas queria saber se há formas melhores de organizar o fluxo de erros, padronizar mensagens, escolher quando usar exceção genérica vs específica e se o arredondamento de resultados (ex.: round(..., 2)) faz sentido nos casos. Toda dica de legibilidade, nomes de funções/variáveis e simplificações serão super bem-vindas. Obrigado!

Exercícios: 1,1.1

Exercícios: 1.2, 2, 2.1

Exercício: 3

Exercício: 4

Exercício: 5

Exercício: 6

Exercício: 7

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta
solução!

Olá, amigo!
Muito bom, parabéns pela solução!
Continue compartilhando com a gente, isso ajuda todo mundo a evoluir.
Sobre boas práticas e decisões na hora de codar, vale lembrar que não existe uma receita única.
O que é considerado "certo" ou "errado" pode variar bastante conforme o contexto: projeto, equipe, linguagem, performance esperada, entre outros fatores.
A melhor forma de decidir o que funciona é testando, analisando o código com calma e refletindo sobre as consequências de cada escolha.
Algumas decisões que parecem boas no curto prazo podem trazer problemas de manutenção depois, por exemplo.
No fim, a experiência faz toda a diferença.
E essa experiência vem com o tempo, praticando bastante, observando padrões, aprendendo com o código dos outros e registrando o que funcionou (ou não) em cada caso.
É um processo contínuo de aprendizado e melhoria.
Continue nesse ritmo.
Bons estudos.