Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

[Dúvida] Mensagem no momento que abre a planilha

Bom dia. Por que será que quando eu abro uma planilha em Excel, aparece a mensagem: "Esta pasta de trabalho contém vinculos com uma ou mais fontes externas que podem não ser seguras. Se você confia nos vínculos, atualize-os para obter os dados mais recentes. Caso contrário, você pode continuar a trabalhar com os dados que possui."

Att, Eduardo Willey de Moura

8 respostas

Oii, Eduardo! Tudo bem?

Ao abrir uma planilha no Excel e obtém essa mensagem, quer dizer que a planilha está vinculada a dados externos, como outras planilhas, bases de dados, ou arquivos externos.

Para consultar estes vínculos, você pode seguir alguns passos:

• Abra a planilha do Excel;
  • Na guia Dados, vá na seção de Consultas e conexões
  • Clique em Consulta e conexões para abrir uma janela na lateral direta do Excel;
  • Nessa janela mostrará quantas e quais consultas e conexões existentes na planilha.

Segue um exemplo:

Captura de tela ilustrando as etapas descritas anteriormente para consultar os dados vinculados na planilha.

Caso seja alguma planilha do curso, pode seguir com os dados sem alterações. E se for uma de uso fora do curso, fica ao seu critério a atualização dos dados. Para atualizar, basta clicar em Atualizar tudo dentro da seção de Consultas e Conexões.

Espero ter ajudado. Conte sempre com a Alura para se desenvolver!

Bons estudos, Eduardo!

Nathalia Queiroz, boa tarde!

É possível utilizar os dados externos de uma outra planilha, sem ter vínculos, ou seja, sem clicar em "Atualizar tudo"?

solução!

Oii, Eduardo! Tudo bem?

É possível, sim. Uma abordagem é copiar e colar os dados que você precisa e, a segunda abordagem, é importar os dados.

Para importar, você pode seguir as etapas:

• Vá à guia Dados;
  • Na seção Obter e transformar dados, clique em Obter Dados;
  • Na janela que abrir, escolha De arquivo
  • Selecione a opção na qual você vai conseguir carregar a sua planilha;
  • Escolha a planilha em seu diretório;
  • Clique em OK.

Captura de tela ilustrando os passos mencionados anteriormente para obter dados externos.

Dessa forma, você cria uma cópia dos dados externos na sua planilha. E é importante ter em mente que os dados na sua planilha não serão atualizados automaticamente quando os dados na fonte externa forem alterados.

Bons estudos, Eduardo!

Nathalia Queiroz, bom dia!

Obrigado pela força na dúvida acima. Tenho outra dúvida. Como faço para calcular valores duplicados em uma base de dados, usando como critério o mês específico, a empresa específica? Tentei usar a fórmula somases, porém calcula com valores únicos.

Nathalia Queiroz, boa tarde!

Tenho outra dúvida. Como eu coloco a validação de dados (Filtrar) em produtos específicos, no mês específico, e na empresa específica, numa base de dados com diversos produtos.

Nathalia Queiroz, boa noite!

Tenho mais uma dúvida. Eu estou simulando uma tabela com uma base de dados que contém produtos de valores repetidos. Porém, quando eu uso a fórmula Procx em uma outra planilha, para trazer as informações da base de dados, e acrescento nesta mesma base de dados o mesmo produto com valor diferente, a outra planilha não atualiza o valor (somente o produto). Vide os print´s:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oii, Eduardo! Tudo bem?

Poderia, por gentileza, abrir novos tópicos no fórum para cada dúvida? Dessa forma, o acesso de outros alunos à dúvida ficará mais fácil, gerando assim um aprendizado coletivo.

Conte sempre com nós, Monitores, para te auxiliar nelas!

Agradeço desde já e desejo bons estudos!

Nathalia, bom dia!

Abri outro tópico.

Obrigado!