a minha dúvida é como eu poderia incluir a tecla 'Enter' no código por exemplo no botão chute só consigo acessa-lo por mouse mais eu quero a opção de tanto usar o mouse como o 'Enter'
a minha dúvida é como eu poderia incluir a tecla 'Enter' no código por exemplo no botão chute só consigo acessa-lo por mouse mais eu quero a opção de tanto usar o mouse como o 'Enter'
Olá, Eudson! Tudo bem?
Para permitir que o botão "chute" seja acionado tanto pelo clique do mouse quanto pela tecla "Enter", você pode adicionar um evento de escuta para a tecla "Enter" no seu código. Vou te dar um exemplo prático de como isso pode ser feito em JavaScript, caso você esteja usando essa linguagem:
// Supondo que você já tenha uma função para lidar com o chute
function handleChute() {
// Lógica para verificar o chute
console.log("Chute realizado!");
}
// Adiciona um evento de clique ao botão
document.getElementById("botaoChute").addEventListener("click", handleChute);
// Adiciona um evento de tecla pressionada ao documento
document.addEventListener("keydown", function(event) {
if (event.key === "Enter") {
handleChute();
}
});
Neste exemplo, botaoChute
é o ID do botão que você já tem no seu HTML. A função handleChute
é chamada tanto quando o botão é clicado quanto quando a tecla "Enter" é pressionada. Assim, você oferece mais flexibilidade para o usuário interagir com o seu programa.
Espero ter ajudado e bons estudos!
muito obrigado mais em parte do código eu coloco? o código já está bem desenvolvido porque eu já terminei o curso de lógica
let listaNumeroSorteado = [];
let numeroLimite = 10;
let nuemeroSecreto = exibirNumeroAleatorio();
let tentativas = 1;
function exibirtextonatela(tag , texto) {
let campo = document.querySelector(tag);
campo.innerHTML = texto;
}
function exibitMensagemInicial() {
exibirtextonatela("h1", "jogo do número secreto");
exibirtextonatela("p", "Escolha um número entre 0 e 10");
}
exibitMensagemInicial();
function verificarChute() {
let chute = document.querySelector("input").value;
if (chute == nuemeroSecreto) {
exibirtextonatela("h1", "você acertou!!!!");
let palavraTentativa = tentativas > 1 ? "tentativas" : "tentativa";
let mensagemTentativas = `você descobriu o numero secreto com ${tentativas} ${palavraTentativa}`;
exibirtextonatela("p", mensagemTentativas);
document.getElementById("reiniciar").removeAttribute("disabled");
}
else if (chute > nuemeroSecreto) {
exibirtextonatela("p", "o número secreto é menor");
} else {
exibirtextonatela("p", "o número secreto é maior");
tentativas++}
limparCampo();
}
function exibirNumeroAleatorio() {
let numeroEscolhido = parseInt(Math.random()* numeroLimite + 1 );
let quantidadeDeElementoNaLista = listaNumeroSorteado.length;
if (quantidadeDeElementoNaLista == numeroLimite) {
listaNumeroSorteado = [];
}
if (listaNumeroSorteado.includes(numeroEscolhido)){
return exibirNumeroAleatorio();}
else {
listaNumeroSorteado.push(numeroEscolhido);
console.log(listaNumeroSorteado);
return numeroEscolhido;
}
}
function limparCampo() {
chute = document.querySelector("input");
chute.value = "";
}
function reiniciarJogo() {
nuemeroSecreto = exibirNumeroAleatorio();
limparCampo();
tentativas = 1;
exibitMensagemInicial();
document.getElementById("reiniciar").setAttribute("disabled", true);