2
respostas

[Dúvida] Média no excel diferente da média apresentada no BI

Estou com uma dificuldade basica, o valor da média da coluna no excel mostra um valor diferente no POWER BI. Acredito que isso aconteça, pois o excel fez a média dividida pelo numero de linhas preenchidas, porém o POWER BI calcula de acordo com o numerdo de linhas totais.

Necessito de auxilio, pois preciso apresentar os dados no meu trabalho rs.

2 respostas

Olá João!

De fato, essa discrepância ocorre devido à forma como cada uma dessas ferramentas calcula a média. Como você falou, no Excel, por padrão, a média é calculada apenas considerando as linhas preenchidas. Ou seja, se você tiver uma coluna com 10 linhas, mas apenas 5 delas estiverem preenchidas, o Excel calculará a média apenas com base nessas 5 linhas. Já no Power BI, a média é calculada considerando todas as linhas da coluna, independentemente de estarem preenchidas ou não. Portanto, se você tiver as mesmas 10 linhas, mas apenas 5 estiverem preenchidas, o Power BI calculará a média com base nas 10 linhas.

Para resolver essa diferença, você pode adotar uma abordagem no Power BI semelhante à do Excel. Você pode criar uma medida personalizada utilizando a função CALCULATE do DAX para calcular a média apenas considerando as linhas preenchidas. Assim, você terá um resultado mais próximo ao do Excel.

Aqui está um exemplo de como criar essa medida no Power BI:

MediaExcel = CALCULATE(AVERAGEA(Tabela[Coluna]), NOT(ISBLANK(Tabela[Coluna])))

Substitua "Tabela" pelo nome da sua tabela e "Coluna" pelo nome da coluna em que você deseja calcular a média.

Testa aí e vê se dá certo! :D

Muito obrigado pelo auxilio, Pedro, no entanto, os valores continuam os mesmo que mostrados a principio!! Existe outra maneira para que eu possa chegar no valor correto?